MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF publicará pesquisa sobre perfil jurídico de ministros

STF publicará pesquisa sobre perfil jurídico de ministros

X

Da Redação

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Atualizado às 07:49

 

Parceria

 

STF publicará pesquisa sobre perfil jurídico de ministros

 

A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, entregou dia sexta-feira, 14/7, ao presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), ministro Marcos Vilaça, a primeira versão do perfil jurídico do ministro do STF, Aliomar Baleeiro. A ministra esteve reunida com Vilaça, no Rio de Janeiro, para propor uma parceria com a entidade na publicação dos estudos. O presidente da ABL considerou a proposta "muito interessante" e já encaminhou o perfil do ministro Baleeiro ao acadêmico Alberto Venâncio Filho, responsável pelas publicações da Academia.

 

"Memória Jurisprudencial" é o título da série de livros que irá traçar o perfil jurídico de ministros do STF, a partir da análise de seus julgados. O projeto teve início na gestão do ministro Nelson Jobim (aposentado) e o resultado do estudo deverá ser divulgado em breve no site do Supremo.

 

"Essa é uma contribuição expressiva para o Direito e para o Supremo", afirmou a secretaria de Documentação, Altair Damiani, sobre a importância do projeto.  Segundo ela, a intenção é resgatar o teor das decisões mais relevantes dos ministros, as quais ajudaram a construir a jurisprudência [conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria] do STF e influenciaram na consolidação da ordem jurídica do país.

 

Segundo ela, cabe à Secretaria de Documentação reunir o material, fazer o levantamento de toda a produção jurídica dos ministros e, posteriormente, entregá-la para os pesquisadores - professores universitários, historiadores e magistrados -, responsáveis pela análise.

 

Altair Damiani informou que dois volumes da série, com os perfis dos ministros Victor Nunes Leal e Aliomar Baleeiro, já foram concluídos. Estão em fase de análise os perfis dos ministros Pedro Lessa, Castro Nunes, Orozimbo Nonato e Edgard Costa.  O coordenador acadêmico é o ministro Gilmar Mendes, que orienta a produção dos perfis.

 

Além da divulgação pela internet, o estudo será impresso, numa parceria do STF com o Senado Federal e com a Academia Brasileira de Letras. O trabalho consiste em selecionar os acórdãos mais importantes dos ministros e, a partir daí, é feita uma interpretação da técnica utilizada sob o ângulo jurisdicional.

 

A chefe da Secretaria ressaltou a complexidade do trabalho de seleção dos ministros que teriam suas decisões analisadas, uma vez que a pesquisa jurisprudencial deve ser feita paulatinamente. "Não podemos analisar todos os ministros ao mesmo tempo", disse a Altair, destacando que a pesquisa é muito minuciosa.

 

Imortais

 

Os laços entre o STF e a Academia Brasileira de Letras são antigos. Dez ministros do STF (Lúcio de Mendonça; Rodrigo Octávio Filho; Pedro Lessa; João Luís Alves; Ataúlfo de Paiva; Hermes Lima; Aníbal Freire; Candido Motta Filho; Evandro Lins; Oscar Dias Corrêa) são membros da ABL.

_____________

 

 

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...