MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá se indeferimento de registro de candidatura enseja novas eleições
Plenário virtual

STF decidirá se indeferimento de registro de candidatura enseja novas eleições

Ministros reconheceram repercussão geral em recurso interposto pelo MPE.

Da Redação

terça-feira, 6 de março de 2018

Atualizado às 09:08

O plenário virtual do STF reconheceu a existência de repercussão geral em recurso do MPE que discute a necessidade da realização de novas eleições sempre que ocorrer o indeferimento do registro de candidatura, em eleição majoritária, independentemente do número de votos então anulados.

No caso dos autos, o registro da candidatura de José Nery (MDB) à prefeitura de Cristiano Otoni/MG, no pleito de 2016, foi indeferido por incidência da causa de inelegibilidade prevista na LC 64/90, em razão da rejeição das contas do município referente ao ano de 2012, pois, à frente do Executivo local no período, ele editou decreto de suplementação orçamentária sem respeitar os ditames legais.

Concorrendo com o registro sub judice, Nery foi o candidato mais votado, com 41,79% dos votos, mas o TSE, após o julgamento de recursos, manteve o indeferimento. O acordão da Corte assentou a impossibilidade de se dar posse ao segundo candidato mais votado, impondo a realização de novas eleições, conforme prevê o parágrafo 3° do art. 224 do Código Eleitoral, acrescido pela lei 13.165/15. Entendeu também que, para a aplicação do dispositivo, é irrelevante se tratar de município com menos de 200 mil habitantes.

Em recurso extraordinário, o MPE pediu a declaração de inconstitucionalidade parcial do dispositivo do Código Eleitoral, e sustentou existir repercussão geral do tema ao considerar violados os princípios da soberania popular, do devido processo legal substancial e do princípio da proporcionalidade, além de entender que o acórdão questionado deixou de proteger adequadamente a legitimidade e a normalidade dos pleitos eleitorais.

Lembrou também que a discussão é tema da ADIn 5.525, ajuizada no Supremo pela PGR contra a necessidade de automática realização de novas eleições sempre que ocorrer o indeferimento do registro de candidatura, em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.

Manifestação

O relator, ministro Dias Toffoli, considerou que a questão acerca da validade de dispositivo do Código Eleitoral tem "índole eminentemente constitucional". Segundo ele, a questão tratada no autos extrapola os interesses subjetivos das partes, sendo relevante para todas as eleições em que vierem a ocorrer impugnação de candidatura e o posterior indeferimento do registro do candidato eleito.

"Cuida-se de discussão que tem o potencial de repertir-se em inúmeros processos, sendo certo que, em cada um desses, estarão em jogo também os interesses de milhares de eleitores, habitantes das cidades em que tal hipótese vier a ocorrer."

A manifestação do relator no sentido de reconhecer repercussão geral da matéria foi seguida, por unanimidade, em deliberação no plenário virtual da Corte.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas