MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mera desaprovação de contas por Corte Eleitoral não tipifica crime de omissão ou declaração falsa em documento
STF

Mera desaprovação de contas por Corte Eleitoral não tipifica crime de omissão ou declaração falsa em documento

A decisão é da 2ª turma do STF ao indeferir instauração de inquérito contra deputado Federal.

Da Redação

quarta-feira, 7 de março de 2018

Atualizado às 14:14

A mera desaprovação de contas pela Corte Eleitoral não tipifica, por si só, o crime do Código Eleitoral - de omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais.

A partir de tal entendimento, do ministro relator Dias Toffoli, a 2ª turma do STF negou provimento ao agravo regimental da PGR contra a decisão que indeferiu a instauração de inquérito contra o deputado Pauderney Avelino e determinou o arquivamento dos autos, por não vislumbrar a existência de indícios mínimos da prática do crime descrito no art. 350 do Código.

A suposta falsidade ideológica residiria, primeiramente, na falta de apresentação de "documento ou justificativa quanto às despesas de transporte terrestre, acomodação, pessoal, alimentação" referentes a 11 viagens realizadas nos meses de agosto e setembro de 2014 entre Manaus e cidades do interior do Estado.

No voto proferido na sessão desta terça-feira, 7, o ministro consignou que o MPF "parte da simples presunção, sem lastro em dados fáticos, de que teria havido as despesas em questão e de que elas teriam sido omitidas na prestação de contas".

"Ocorre que, como sustentou o agravado para rebater a presunção em questão, "todas as idas e voltas ocorreram no mesmo dia", a prescindir de gastos com acomodação, e não havia nenhum óbice a que ele próprio custeasse suas despesas de alimentação.

Quanto ao alegado abastecimento de veículos não declarados na prestação de contas, o parlamentar se limitou a apresentar as notas fiscais e as "faturas de cliente" tal como emitidas pelas respectivas revendedoras de combustíveis."

Para Toffoli, se essas empresas omitiram nas faturas a identificação de alguns dos veículos abastecidos, essa omissão não pode ser penalmente imputável ao parlamentar.

"Considerando-se que o agravado se limitou a submeter aos órgãos de controle eleitoral a documentação de que dispunha, tal como lhe havia sido entregue pelos emitentes, sem modificar sua substância, não há base empírica idônea mínima para a instauração de inquérito."

A decisão da turma foi por maioria, vencido o ministro Fachin, presidente do colegiado.

  • Processo: Pet 7.354