MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conselho de Comunicação Social do Congresso repudia invasão no jornal O Globo
Liberdade de imprensa

Conselho de Comunicação Social do Congresso repudia invasão no jornal O Globo

Integrantes do MST invadiram parque gráfico do jornal nesta quinta-feira, 8.

Da Redação

quinta-feira, 8 de março de 2018

Atualizado às 11:26

O Conselho de Comunicação Social do Congresso repudiou a invasão do parque gráfico do jornal O Globo por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocorrida nesta quarta-feira, 8, no Rio de Janeiro.

"O Conselho defende a liberdade de imprensa e considera que qualquer ato violento contra profissionais e empresas de comunicação é um ato contra a própria democracia."

Cerca de 400 integrantes do MST, a maioria mulheres, invadiram o parque gráfico do Globo. Segundo o matutino, entre os manifestantes, que chegaram em dez ônibus, havia pessoas armadas com facões. O grupo parou no estacionamento para visitantes, de acesso livre, e invadiu o prédio. Os seguranças da empresa não impediram a invasão, devido à quantidade de pessoas.

Os manifestantes fizeram pichações de mensagens políticas em vidraças, sofás, paredes e no piso. Também atearam fogo em pneus ao redor de um totem com o nome do jornal, que é de metal e não chegou a ser danificado. Os invasores gravaram toda a ação e divulgaram em redes sociais. Veja abaixo um vídeo que registra a invasão:

Meia hora depois da invasão, o grupo deixou o local. Não houve feridos. A polícia vai investigar o caso. Uma perícia foi enviada ao local.

Confira abaixo a nota de repúdio do Conselho de Comunicação Social do Congresso:

Nota de Repúdio

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional vem a público repudiar a invasão do parque gráfico do jornal O Globo por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocorrida nesta quarta-feira, 8 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

O Conselho defende a liberdade de imprensa e considera que qualquer ato violento contra profissionais e empresas de comunicação é um ato contra a própria democracia.

O órgão presta solidariedade aos funcionários de O Globo que tiveram seu ambiente de trabalho danificado e irá discutir o assunto em sua próxima reunião ordinária, a ser realizada em 2 de abril de 2018, às 14h, no Senado Federal.

Brasília, 8 de março de 2018.

Murillo de Aragão
Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA