MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Acórdão que modifica substancialmente sentença é marco interruptivo da prescrição
Prescrição Penal

Acórdão que modifica substancialmente sentença é marco interruptivo da prescrição

Entendimento é da 6ª turma do STJ, que reconheceu a prescrição e extinguiu a punibilidade.

Da Redação

quarta-feira, 14 de março de 2018

Atualizado às 12:49

Havendo reforma substancial da sentença, acórdão é marco interruptivo para cômputo prescricional. Assim entendeu a 6ª turma do STJ ao reconhecer prescrição intercorrente e prover recurso para fim da extinção da punibilidade do recorrente.

O paciente foi condenado em 1º grau por estelionato. Após apelação do MPF, o TRF da 5ª região alterou a condenação para peculato, majorando a pena aplicada. Com alteração substancial da sentença, argumentou o paciente que o acórdão passou a ser o novo marco interruptivo da prescrição.

Após negativa do reconhecimento da prescrição em 1º grau, que ensejou a impetração do HC cuja ordem foi denegada pelo TRF, a 6ª turma do STJ deu provimento ao recurso ordinário. A relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou que a jurisprudência do Tribunal é no sentido de que o acórdão é marco interruptivo quando há mudança da condenação, "o que equivale a pensar que a modificação do tipo penal há de ser considerada para tal fim".

"Tanto é assim que o art. 117, § 1º, do CPP, traz a previsão de que 'a interrupção da prescrição produz efeitos relativamente a todos os autores do crime' (entenda-se, autores do mesmo crime), o que significa: se o ora paciente foi condenado em segundo grau, e somente ele, por crime diverso dos corréus da mesma ação penal, o marco interruptivo é seguramente outro, se não chegaríamos ao absurdo de haver uma confluência recíproca de marcos interruptivos por crimes diferentes, tão somente para se impedir o direito do réu à extinção da punibilidade."

A Corte acolheu a tese da substituição do marco interruptivo para reconhecer a prescrição punitiva com a expedição de alvará de soltura em favor do paciente.

O paciente foi representado pelo Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade.

Veja a decisão.

__________________

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...