MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resistência da Petrobras em admitir concursada não gera dano moral
TST

Resistência da Petrobras em admitir concursada não gera dano moral

Para a 8ª turma do TST, não ficou demonstrada situação de constrangimento pessoal.

Da Redação

quinta-feira, 15 de março de 2018

Atualizado às 14:44

Resistência da Petrobras em não admitir uma concursada pública para o cargo, não configura situação constrangedora capaz de causar danos morais. A decisão é da 8ª turma do TST ao absolver a petrolífera da indenização.

A engenheira sanitarista e ambiental prestou concurso público e foi convocada para a realização de exame médico, o qual foi aprovada. Entretanto, foi informada que havia sido classificada apenas para compor um quadro de suplentes.

Questionando o fato, argumentou que, conforme o edital, a empresa se comprometeu a convocar para os exames apenas os aprovados, na medida em que fosse surgindo a necessidade de preenchimento de vagas.

Relação de emprego

O juízo de 1ª instância entendeu que não havia relação de emprego ou reparação por dano moral, pois o edital previa apenas 10 vagas para o cargo, e ela foi aprovada em 13º lugar.

Porém, o TRT da 5ª região reconheceu o vínculo de emprego e, entendendo que a resistência da Petrobras em admitir a engenheira revelou a prática de ato ilícito, restou configurado danos morais e fixou o pleito em R$ 50 mil.

Contudo, a ministra Dora Maria da Costa, relatora do recurso no TST, pontuou que a resistência da empresa não configura, por si só, ato ilícito capaz de ensejar danos morais, e deu provimento ao recurso da Petrobras para afastar a condenação.

"Não se verifica na decisão recorrida nenhuma situação objetiva que demonstre a ocorrência de constrangimento pessoal da qual pudesse se extrair a hipótese de abalo dos valores inerentes à honra da reclamante."

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...