MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Afastada prescrição intercorrente de processo anterior à reforma trabalhista
Dispositivo

Afastada prescrição intercorrente de processo anterior à reforma trabalhista

Mesmo instaurado antes da reforma trabalhista, processo de execução havia sido extinto por dispositivo que consta na nova lei.

Da Redação

terça-feira, 20 de março de 2018

Atualizado em 19 de março de 2018 17:25

"Não há que se falar em prescrição intercorrente no processo trabalhista". Assim entendeu a 3ª turma do TRT da 2ª região ao dar provimento a agravo para afastar a prescrição e determinar que o processo retorne à origem para prosseguimento da execução.

A autora buscou a Justiça após ter extinto processo trabalhista por prescrição intercorrente. A decisão que extinguiu a execução foi proferida antes da lei 13.467/17, que inseriu o art. 11-A na CLT, a qual dispõe sobre o prazo da prescrição intercorrente, de dois anos, nas execuções trabalhistas.

Ao analisar o caso, o desembargador Nelson Nazar, relator, entendeu que não cabe aplicação da prescrição uma vez que ela consta em uma lei nova na seara trabalhista que não pode surpreender a parte cujo direito era garantido ou, ao menos, não defeso pela legislação então vigente. "Assim, deve ser levada em conta a data de publicação da decisão que gerou o recurso, para aplicação ou não da lei nova", enfatizou o relator.

Para fundamentar sua decisão, o desembargador ainda citou trecho da obra sobre comentários à reforma trabalhista de Homero Batista Mateus da Silva:

"No caso da prescrição intercorrente, (art. 11-A), parece claro que ela somente disparará a partir da entrada em vigor da nova lei. Não poderá o magistrado, a pretexto de aplicar a reforma trabalhista, procurar processos parados há dois anos e cravar a prescrição intercorrente retroativa. (...) Logo, ela somente tem valor a partir de sua criação."

Nelson Nazar citou ainda que casos como a não localização do executado, a inexistência de bens penhoráveis, ou a inércia do exequente no processo de execução não ensejam a pronúncia da prescrição intercorrente, mas sim a suspensão do feito e seu arquivamento provisório, até que sejam requeridas e/ou tomadas providências.

Assim, ao afastar a prescrição intercorrente declarada, o desembargador determinou a remessa dos autos à vara de origem, para regular prosseguimento da execução.

  • Processo: 0029400-44.2002.5.02.0055

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...