MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. VI Fórum Jurídico de Lisboa traz debate sobre Estado Social e globalização
Evento

VI Fórum Jurídico de Lisboa traz debate sobre Estado Social e globalização

A sexta edição do evento acontece na próxima semana na Universidade de Lisboa.

Da Redação

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Atualizado em 26 de março de 2018 18:07

Acontece nesta semana, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o VI Fórum Jurídico de Lisboa, que terá como tema a "Reforma do Estado Social no contexto da Globalização". A Universidade de Lisboa será palco de palestras, workshops e painéis que vão discutir questões do Direito no estado contemporâneo, a partir do diálogo entre os sistemas jurídicos português e brasileiro.

O evento é organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na sexta edição do evento, serão debatidos temas como a globalização e o estado de bem-estar social, segurança social, sistema de ensino, sistema de saúde pública, as mudanças tecnológicas, as novas relações internacionais e os seus impactos econômicos e sociais, entre outros.

Dê o play no vídeo abaixo e confira o teaser do evento:

Participação brasileira

Ministros, desembargadores, advogados e professores brasileiros marcarão presença no evento dando palestras, workshops e painéis. A 1ª conferência de abertura terá como conferencista o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que discutirá sobre o estado social e os desafios da economia moderna. O ministro do STF Gilmar Mendes será o moderador da mesa.

No painel sobre direitos fundamentais no contexto da reforma do estado social, Luis Felipe Salomão, ministro do STJ, junto com Elival da Silva Ramos, procurador-Geral do Estado de São Paulo, farão parte do time de palestrantes do primeiro painel, que terá o desembargador do TRF da 1ª região, Ney Bello, como moderador.

Os ministros do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e João Otávio de Noronha serão os palestrantes e moderadores, respectivamente, do segundo painel, que tem como tema as mudanças tecnológicas e os seus impactos econômico-sociais e jurídicos.

Para encerrar o primeiro dia do evento, o terceiro painel sobre acesso e eficiência à saúde pública, terá o ministro do STJ, Marco Aurélio Bellizze, como moderador, e o desembargador do TRF da 4ª Região João Pedro Gebran Neto, como um dos palestrantes.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

O Migalhas também estará presente no evento fazendo uma cobertura dos principais acontecimentos do VI Fórum Jurídico de Lisboa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril e custará R$ 80 para profissionais e R$ 40 para estudantes. A quantia será doada para as instituições Casa da Mãe Preta do Brasil e Promovida.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...