MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Geiprev e União renegociam dívida existente há mais de 27 anos
Renegociação

Geiprev e União renegociam dívida existente há mais de 27 anos

Dívida se iniciou em 1990, quando a União substituiu empresa estatal no patrocínio de instituto previdenciário.

Da Redação

sexta-feira, 30 de março de 2018

Atualizado em 29 de março de 2018 15:19

No último dia 14, o Instituto Geiprev de Seguridade Social firmou um acordo com a União para quitar uma dívida existente há mais de 27 anos. O termo foi assinado em audiência de conciliação, realizada na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal - CCAF.

No acordo firmado, o instituto conseguiu a renegociação do montante devido desde 1990, quando a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos - EBTU, que patrocinava a entidade, foi extinta por decreto do Governo Federal, sendo substituída pela União. Porém, após a extinção da empresa pública, o instituto deixou de receber os repasses obrigatórios de contribuição de previdência dos ex-funcionários da EBTU.

Após quatro anos, o instituto tentou renegociar a dívida por meio de um procedimento administrativo, mas a ação ficou pendente até 2007. Em razão da demora, o Geiprev impetrou MS contra a União no TRF da 1ª região. O pedido, no entanto, foi negado.

Em 2015, 25 anos após o início da dívida, o STJ não conheceu de recurso interposto pelo instituto, e manteve a decisão do TRF. Por causa disso, o Geiprev instaurou procedimento de conciliação e mediação junto à AGU.

Em novembro, as partes anunciaram um acordo de quitação de dívida, proposto pela Secretaria do Tesouro Nacional. O termo, no entanto, só foi homologado no último dia 14, e determinou o pagamento, por parte da União, de R$ 21,8 milhões - valor correspondente ao montante devido até 2002 - à instituição.

Além da AGU, participaram da assinatura do termo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, a PGFN, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc.

O Geiprev foi representado na assinatura do termo pelo escritório L. A. Machado Advogados Associados.

  • Processo: 50000.018546/2017-41

Informações: Geiprev.

_____________________