MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dodge se manifesta sobre suspeição de Gilmar no caso de Jacob Barata
Arguição de suspeição

Dodge se manifesta sobre suspeição de Gilmar no caso de Jacob Barata

Para a PGR, as regras do processo civil não se aplicam ao processo penal.

Da Redação

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Atualizado às 09:29

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, enviou à presidente do STF, Cármen Lúcia manifestação sobre a suspeição do ministro Gilmar Mendes no caso do empresário Jacob Barata Filho.

A suspeição foi arguida pelo antecessor de Dodge no cargo, Rodrigo Janot, por acreditar que há, no caso concreto, "múltiplas causas de impedimento, suspeição e incompatibilidade do ministro relator". Entre os fatos citados por Janot, o fato de que Gilmar e sua esposa foram padrinhos do casamento da filha de Barata.

No documento, a PGR ressaltou dois pontos: a aplicação extensiva das regras do CPC ao processo penal e a imparcialidade do juiz ao julgar um caso, enfatizando a independência do poder Judiciário.

Para Dodge, as regras processuais penais que disciplinam os institutos do impedimento e suspeição são taxativas e não possibilitam a aplicação analógica das normas processuais civis sobre o tema. A procuradora citou, inclusive, que a situação de impedimento está contemplada no art. 144-VIII do CPC, mas que não tem idêntica previsão no art. 252 do CPP.

Ela endossou também a independência do poder Judiciário, que é complementada pela necessidade de exercício da função com imparcialidade. Dodge ressaltou no documento que Gilmar Mendes não afirmou suspeição e se considerou plenamente apto para o julgamento do pedido de HC. Por fim, a PGR concluiu que cabe ao STF apreciar o caso.

"O reconhecimento da suspeição é, antes de tudo, um dever do próprio magistrado de não atuar em situações que possam, por algum motivo, retirar-lhe a devida e necessária isenção."

Confira a íntegra da manifestação.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA