MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para professor, Universidade é ambiente ideal para disseminar o combate à corrupção
Compliance

Para professor, Universidade é ambiente ideal para disseminar o combate à corrupção

Gustavo Justino de Oliveira coordena na USP o curso "Corrupção na Administração Pública, com enfoque especial em Governança, Gestão de Riscos e Compliance", dentro do programa de Mestrado e Doutorado em Direito.

Da Redação

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Atualizado às 09:01

Com o objetivo de trazer um conhecimento interdisciplinar para que qualquer instituição implemente um bom programa de Governança, Risco e Compliance, o professor Gustavo Justino de Oliveira, do escritório Justino de Oliveira Advogados, coordena na USP o curso "Corrupção na Administração Pública, com enfoque especial em Governança, Gestão de Riscos e Compliance", dentro do programa de Mestrado e Doutorado em Direito. Para ele, a universidade é o espaço ideal para a disseminação de conhecimentos, métodos e técnicas voltados à prevenção e ao combate da corrupção no Brasil.

Já que nos dias de hoje, para termos um país melhor e mais justo, faz-se necessário identificar e monitorar riscos empresariais que possam levar a fraudes e práticas ilícitas. Para que esses programas sejam eficientes, é preciso instrumentos e ferramentas de análise modernas e atualizadas. A ideia do curso é justamente discutir, analisar casos e aprimorar essas ferramentas por meio de doutrina estrangeira e análises práticas.

Para a aluna e advogada Camila Emi Tomimatsu o curso está sendo essencial tanto do ponto de vista acadêmico, quanto profissional. "Toda lógica por trás de porque implantar-se um programa de Compliance na empresa, qual seria a finalidade daquele Compliance e o que realmente a empresa deve ter como objetivos finais com o programa eu tenho implementado em todos os clientes."

Já o aluno Thiago Spercel pondera que há "pouco assunto escrito sobre isso. Poucos tentaram entender os aspectos práticos e a matéria que a gente está tratando aqui vai bem direto nesse assunto."

__________________