MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conciliação pode ser método eficaz para solucionar causas envolvendo saúde
Solução de conflitos

Conciliação pode ser método eficaz para solucionar causas envolvendo saúde

Diretora da Vamos Conciliar, Perla Rocha comemora decisão do TJ/DF de tentar solucionar caso de hospital infantil por meio da conciliação.

Da Redação

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Atualizado às 16:45

A 6ª turma Cível do TJ/DF manteve os efeitos de sentença dada pelo juízo da 7ª vara da Fazenda Pública do DF que condenou o Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada - Icipe, responsável pela administração do Hospital da Criança de Brasília - HCB, e outros três réus por improbidade administrativa.

O instituto recorreu da decisão em 1ª instância - que o proibiu de contratar com o Poder Público e de receber incentivos fiscais pelo prazo de três anos - mas os pedidos foram julgados improcedentes pela 6ª turma Cível do TJ/DF. Para resolver o imbróglio envolvendo a direção do hospital até que o processo seja solucionado, o relator do caso, desembargador Alfeu Machado, convocou uma audiência de conciliação.

Para a diretora da câmara de conciliação e mediação Vamos Conciliar, Perla Rocha, a decisão do TJ/DF de solucionar o impasse envolvendo a gestão do hospital é "louvável", já que a demanda é uma causa complexa e necessita de uma solução rápida.

De acordo com Perla, a conciliação vem ganhando cada vez mais espaço nas causas relacionadas à saúde, isso porque, segundo ela, esses métodos são mais ágeis e eficazes e oportunizam um acordo entre as partes de forma mais célere, econômica, eficaz e segura, primando, sobretudo, por uma solução adequada.

Perla ressalta que a situação atual do HCB provoca medo e insegurança, principalmente aos pacientes, que podem sofrer com graves consequências do empasse envolvendo a gestão do hospital. Por isso, a diretora da Vamos Conciliar comemora a decisão do TJ/DF de solucionar o conflito através do método consensual.

"É louvável o posicionamento do Tribunal em promover essa sessão de conciliação, tendo em vista que é uma oportunidade das partes recuperarem a comunicação, administrando e coordenando com autonomia, transparência e credibilidade os seus interesses e questões, visando à difusão da cultura do consenso de forma rápida, segura e eficaz, em especial nas demandas que envolvem assistência à saúde."

__________________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos