MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes suspende decisão do CNMP que anulou promoção de membro do MPE/CE
Merecimento

Moraes suspende decisão do CNMP que anulou promoção de membro do MPE/CE

Para o ministro, a decisão viola o texto constitucional.

Da Redação

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Atualizado às 17:14

O ministro Alexandre de Moraes deferiu pedido de liminar para determinar a suspensão de decisão do CNMP, que declarou nula a promoção por merecimento de membro do MPE/CE.

O promotor tomou posse como membro do MPE/CE em 2015 e, desde então, figurou, alternadamente, em cinco listas de promoção, quando foi promovido à entrância intermediária. Entretanto, outro promotor integrante da lista interpôs recurso ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores, alegando ser o único dos candidatos a possuir os requisitos constitucionais exigidos para ser promovido por merecimento.

O recurso foi julgado improcedente, mas foi apresentado pedido de instauração de Procedimento de Controle Administrativo perante o CNMP, o qual concluiu pela ilegalidade da promoção do referido membro, sob o argumento dele não possuir dois anos na respectiva entrância, não integrar a primeira quinta parte da lista de antiguidade, além de encontrar-se em estágio probatório à época da promoção.

A defesa do promotor alegou, dentre outros motivos, que a decisão do CNMP violou as determinações da CF, transformando a promoção obrigatória em ordinária, além de criar situação na qual o membro irá figurar em 6 ou mais listas de promoção por merecimento.

Ao analisar o caso, Moraes considerou relevante a alegação de que o membro está na iminência de ser retirado da comarca de Aurora, onde atua e reside desde 2017, e ser "despromovido". Para o ministro, a decisão viola o texto constitucional.

"A imediata desconstituição da promoção, ora em exame, acarreta inevitável desdobramento prático, tanto no que diz respeito ao impetrante – que deixará a comarca de Aurora, regressando a Monsenhor Tabosa (…) com todos encargos que isso representa (fl. 15) – quanto à possibilidade de deixar vaga a promotoria da comarca em disputa, ao menos até que novo titular ocupe o posto, podendo, assim, comprometer a eficiência dos trabalhos que já estão em curso."

Assim, o ministro deferiu o pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão proferida pelo CNMP, bem como sua tramitação, restabelecendo, por consequência, a eficácia da decisão que promoveu o membro do MPE/CE, até julgamento do mérito do MS pelo STF.

O membro do MPE/CE foi representado pelo escritório BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão.

Confira a íntegra da decisão monocrática.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista