MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil participa de Reunião em Haia

Brasil participa de Reunião em Haia

XX

Da Redação

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Atualizado às 10:12

 

Direito internacional

 

Brasil participa de Reunião em Haia

 

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), do MJ, participou da 4ª Reunião da Comissão Especial sobre Cobrança de Alimentos no Plano Internacional para a Família, realizada de 19 a 28 de julho, na Holanda, pela Conferência de Haia sobre o Direito Internacional Privado. Os delegados do Brasil foram os professores João Grandino Rodas e Nadia de Araújo, especialistas em Direito Internacional Privado da USP e da PUC/Rio.

 

A Conferência de Haia é uma organização mundial da qual o Brasil participa como membro e se dedica a realizar convenções para promover a harmonização de diversos temas do direito internacional. O Brasil já adotou duas de suas convenções: Adoção Internacional e Aspectos Civis do Seqüestro de Menores, ambas bastante utilizadas no País.

 

Atualmente, a Conferência da Haia está preparando uma Convenção sobre a cobrança de alimentos no plano internacional que pretende substituir a Convenção de Nova York, de 1958, e dar a maior proteção possível à infância.

 

O núcleo duro da convenção é o desejo de promover a proteção da criança e a garantia do pagamento de alimentos quando necessário, através da cooperação administrativa.

 

Uma das novidades da proposta é o amplo rol de ações que serão promovidas pelas autoridades centrais designadas pelos países para administrar a convenção internacional. Essas autoridades centrais vão incrementar a cooperação administrativa, e possuem inúmeras funções específicas, como localizar o devedor de alimentos, auxiliar no pedido de alimentos, promover o pedido judicial, com o auxílio dos interessados, e depois no envio do dinheiro.

 

O DRCI é atualmente a autoridade central brasileira na maior parte das convenções bilaterais e multilaterais sobre cooperação jurídica internacional e tem atendido aos pedidos de inúmeros brasileiros que estão no Brasil e no exterior.

 

Além do Brasil, mais de 60 países participam ativamente das negociações, que já duram quatro anos. E quando a nova convenção estiver em vigor, facilitará a cooperação do Brasil com o Japão e os Estados Unidos, países com os quais hoje não possui nenhum convênio especialmente desenhado para cobrança de pensões alimentícias, embora haja grande contingente de brasileiros morando nesses países e os pedidos sejam bastante freqüentes.

__________________

 

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...