MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professor trata do tempo do processo e explica os institutos da prescrição e da decadência
Entrevista

Professor trata do tempo do processo e explica os institutos da prescrição e da decadência

Em entrevista à TV Migalhas, José Fernando Simão afirmou que o "Texto da lei deve ser relido pelos princípios da Justiça e da segurança".

Da Redação

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Atualizado às 14:53

Durante o lançamento da obra "Direito Civil – Diálogos entre a Doutrina e a Jurisprudência", de autoria do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, e do professor Flávio Tartuce, a TV Migalhas entrevistou o advogado e professor José Fernando Simão. Ele abordou os institutos da prescrição e da decadência que regem o tempo e a finitude dos processos na Justiça.

Doutor em Direito Civil pela USP, Simão explicou a necessidade de conciliação entre a segurança jurídica e a Justiça sobre o tempo do processo. Ele também citou súmulas do STJ e precedentes de diversos tribunais relativas ao tempo de consolidação das relações jurídicas para sua extinção. "Existe uma possibilidade real de harmonia entre a doutrina que pensa e a jurisprudência que aplica", afirmou o professor. Confira!



Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...