MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Valor do seguro de vida não aumenta por idade, decide TJ/RS

Valor do seguro de vida não aumenta por idade, decide TJ/RS

X

Da Redação

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Atualizado às 10:17

 

Reajuste abusivo

 

Valor do seguro de vida não aumenta por idade, decide TJ/RS

 

Uma decisão da Justiça gaúcha pode ajudar a evitar reajustes abusivos em seguros de vida. A 5ª Câmara Cível do TJ/RS declarou nulo o aumento na mensalidade paga pelo servidor público aposentado Carlos Eduardo Legori à Aliança do Brasil, aplicado desde 2003. Na época, a seguradora alegou que o aumento do número de benefícios concedidos, à medida que os segurados envelhecem, provocaria desequilíbrio em suas contas.

 

Quando Legori decidiu fazer o seguro de vida, em 1993, a escolha da Aliança foi natural: a seguradora é do Banco do Brasil, onde tinha conta desde 1966. A confiança na instituição foi abalada quando recebeu a carta que comunicava o reajuste. Não só o aumento, acima da inflação, surpreendeu o gaúcho, mas o motivo: o plano seria reajustado conforme a faixa de idade do segurado, avisava a empresa: "A cada cinco anos, eu subiria de degrau, como se fosse um plano de saúde. E não deram opção alguma de negociação, era pegar ou largar."

 

Surpreso com o salto no desembolso mensal ao longo dos próximos anos, Legori decidiu entrar na Justiça para barrar o reajuste. A filha Anelise, advogada, conduziu o processo, argumentando infração ao Código de Defesa do Consumidor. Legori perdeu em primeira instância, mas, no dia 12 de julho, a 5ª Câmara Cível do TJ/RS acolheu o recurso do aposentado e determinou nulo o reajuste por faixa etária.

 

"O aumento da sinistralidade da apólice deveria ter sido previsto à época de sua elaboração, não pode ser considerado um "fator surpresa"", considera o relator do processo, desembargador Umberto Sudbrack.

 

A advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Maria Lumena Sampaio diz que a decisão é inédita no país e abre espaço para outros segurados reclamarem de aumentos abusivos. Segundo ela, nos planos de saúde, os reajustes conforme a idade são permitidos por haver maior uso dos benefícios ao longo dos anos. O raciocínio não se aplica ao seguro de vida, pois o valor da apólice será pago de uma só vez: "O cálculo atuarial feito antes da formação do grupo deve levar em conta o usufruto do prêmio".

 

A decisão é em segunda instância - pode haver recurso ao STJ. Mas a Aliança não definiu qual medida tomará. E Legori espera não abrir mão da apólice: "Se não trancar o aumento agora, a situação vai piorar, até o ponto em que tu tens de abandonar o investimento de anos".

______________

 

 

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...