MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST afasta recolhimento de contribuição sindical exigida de empresa de energia
Reforma trabalhista

TST afasta recolhimento de contribuição sindical exigida de empresa de energia

Decisão monocrática do TRT da 7ª região tinha autorizado o sindicato de auferir os valores da referida contribuição.

Da Redação

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Atualizado às 16:30

O ministro Lelio Bentes Corrêa, do TST, suspendeu liminarmente decisão que havia determinado o recolhimento da contribuição sindical de todos os empregados de uma empresa de energia. Para Lelio Corrêa, a deliberação de imediato recolhimento poderia trazer prejuízo à empresa caso o mérito da ação civil coletiva, ajuizada pelo sindicato, fosse pela improcedência da contribuição.

Em decisão monocrática, o desembargador Emmanuel Teófilo Furtado, do TRT da 7ª região deferiu o pedido de medida liminar do sindicato dos trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, mecânicas, de materiais elétricos e eletrônicos, de informática do estado do Ceará. Assim, assegurou ao sindicato o direito de auferir imediatamente os valores da contribuição sindical.

Diante da decisão, a empresa recorreu ao TST e o ministro Lelio Corrêa deu razão à empresa. O ministro entendeu que a decisão do Tribunal a quo determinou antecipadamente o mérito da ação civil coletiva em trâmite perante o juízo da 1ª vara do Trabalho de Caucaia/CE. Para Lelio Corrêa, a referida deliberação é calcada unicamente na suposta inconstitucionalidade do dispositivo legal; além de ser de difícil reversibilidade, caso a contribuição seja julgada improcedente do mérito da ação.

"A decisão que deferiu a medida liminar não estabeleceu qualquer garantia para a hipótese de, ao final do processo, após a cognição exauriente, vir a ser julgada improcedente a pretensão deduzida na Ação Civil Coletiva. Nessa hipótese, resultaria manifesto o prejuízo à Requerente, que poderia vir a ser responsabilizada pelo desconto indevido da contribuição sindical de seus empregados."

A empresa de energia foi representada pelos advogados Pedro Fontenele, André Aguiar e Tatiana Fontes, do escritório Albuquerque Pinto Advogados.

  • Processo: 1000260-11.2018.5.00.0000

Veja a decisão.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas