MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente e ministros apresentam defesa na ação contra uso de cartilhas

Presidente e ministros apresentam defesa na ação contra uso de cartilhas

X

Da Redação

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Atualizado às 10:23

 

Publicidade institucional

 

Presidente e ministros apresentam defesa na ação contra uso de cartilhas

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou defesa nos autos da Representação (RP) 967, em curso no TSE, em que a coligação "Por um Brasil Decente" (PSDB/PFL) pediu a suspensão da distribuição de 40 milhões de cartilhas ilustradas com os personagens infantis "Emília e a Turma do Sítio", estampadas com logotipos da campanha Fome Zero e da logomarca "Brasil, um país de todos". Em liminar, o ministro Marcelo Ribeiro ordenou a suspensão da distribuição das cartilhas.

 

A coligação PSDB/PFL alegou que se tratava de publicidade institucional veiculada em período vedado pelo artigo 73 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições). Por essa razão, pediu a responsabilização do presidente da República, por haver autorizado a veiculação da referida publicidade e "auferido benefício" com ela, uma vez que concorre à reeleição.

 

A defesa do presidente Lula, conduzida pelo advogado José Antonio Toffoli, contudo, pede o julgamento pela improcedência da ação. Alega que o material impugnado "não é publicidade institucional". Sustenta que as cartilhas intituladas "Alimentação Saudável" e "O que é Obesidade?" não fazem menção ou promoção, em momento algum, a qualquer programa da atual administração federal, em qualquer de suas esferas de representação; inclusive quanto ao presidente da República.

 

A defesa explica que a primeira cartilha discorre tão-somente sobre a combinação de frutas, legumes e verduras para uma alimentação saudável, e a segunda publicação divulga práticas para se evitar a obesidade. A defesa ressalta que as cartilhas não apresentam "slogan" ou marca utilizados na atual administração, o que "descaracteriza as cartilhas como propaganda institucional a partir de seu conteúdo".

 

Acrescenta, ainda, que não houve responsabilidade, consentimento ou autorização do presidente da República para a veiculação ou distribuição do material.

 

Os ministros Fernando Haddad, da Educação; José Agenor Álvares, da Saúde; e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que também figuram como réus na Representação, também protocolaram suas respectivas defesas no TSE, em separado. Os argumentos assemelham-se aos delineados pelo presidente Lula, sendo que todos pedem o julgamento pela improcedência da ação.

____________

 

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...