MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes manterá em seu gabinete processos mais avançados contra parlamentares
Foro privilegiado

Gilmar Mendes manterá em seu gabinete processos mais avançados contra parlamentares

Ministro criticou recente decisão do Supremo que restringiu foro.

Da Redação

terça-feira, 8 de maio de 2018

Atualizado às 21:01

O ministro Gilmar Mendes afirmou que irá manter no seu gabinete os processos contra parlamentares que estiverem em fase mais avançada. A declaração se deu nesta terça-feira, 8, durante sessão da 2ª turma do STF, que julgou denúncias contra os parlamentares Eduardo da Fonte e Lúcio Vieira Lima.

"Tenho a tendência no meu gabinete de prosseguir com os processos que estão encaminhando para o final, até para dar alguma racionalidade a esse processo. Já bastam as nossas próprias irracionalidades."

O ministro teceu críticas ao entendimento recente do STF, que restringiu a prerrogativa de foro aos crimes cometidos durante e em razão do mandato, e defendeu que Tribunal estabeleça uma a cláusula transitória para prorrogar a competência do Supremo em casos que estão em avançada tramitação. Para ele, sem alguma cláusula transitória, o Tribunal criará uma "situação de colapso".

"Temos um encontro marcado com muitas polêmicas em torno desse assunto e eu lembrava no plenário que mudanças radicais fazem lembrar sempre o nosso Monteiro Lobato e a fórmula da reforma da natureza: colocar abóbora em lugar de jabuticaba. Eu estimava que em seis meses, nós já estaríamos vivenciando problemas dramáticos por conta dessa mudança. Não precisamos de seis dias. Vejam, portanto a gravidade das aventuras hermenêuticas".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas