MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inquérito contra senador Lindbergh é arquivado
STF

Inquérito contra senador Lindbergh é arquivado

Ministro Toffoli acolheu manifestação da PGR pelo arquivamento.

Da Redação

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Atualizado às 07:27

O ministro Toffoli, do STF, acolheu acolho manifestação do MPF e determinou o arquivamento de inquérito em relação ao senador Lindbergh Farias.

O inquérito apurou a prática de irregularidades na gestão do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu- PREVINI, ocorridas à época em que o senador exercia o mandato de prefeito do município fluminense.

A investigação foi deflagrada com base em relatório de Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal, que registrou indícios de malversação de recursos do PREVINI, relativos à aquisição fraudulenta de debêntures da Casual Dining S/A, sem registro contábil, no montante de R$ 10 mi.

A procuradora-Geral da República Raquel Dodge afirmou que apesar do longo trâmite da apuração, o resultado das diligências permitiu reforçar os indicativos de ocorrência das fraudes investigadas, mas não confirmou a participação do senador Lindbergh Farias nos ilícitos.

Diante da manifestação, o relator, ministro Toffoli, afirmou que, na linha da orientação jurisprudencial firmada na Corte, não há como deixar de acolher o requerimento do parquet.

"A jurisprudência desta Corte assentou que o pronunciamento de arquivamento, em regra, deve ser acolhido sem que se questione ou se entre no mérito da avaliação deduzida pelo titular da ação penal."

Veja a decisão.