MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Diretora de câmara de conciliação defende fim da cultura do litígio
Mediação e conciliação

Diretora de câmara de conciliação defende fim da cultura do litígio

Diretora da Vamos Conciliar destacou a utilização de métodos rápidos e econômicos para a resolução dos conflitos.

Da Redação

sábado, 19 de maio de 2018

Atualizado em 17 de maio de 2018 11:50

A mudança no CPC, em 2015, foi um passo importante no Judiciário brasileiro. Conciliação e mediação passaram a ser obrigatórias antes de ingressar na Justiça com o intuito de reduzir o número de processos.

A diretora da Câmara de Conciliação e Mediação Vamos Conciliar, Perla Rocha, afirma que o Judiciário cumpriu a sua parte e apresentou à sociedade uma ferramenta moderna, simples e econômica.

"Percebo um grande esforço dos magistrados para instaurar a cultura de pacificação, mas a sociedade ainda tem uma postura beligerante e acredita que apenas na Justiça conseguirão resolver uma controvérsia."

Perla Rocha destacou a utilização dos métodos autocompositivos, que podem ser utilizados em casos como conflitos entre vizinhos, questões trabalhistas, definição de pensão alimentícia e outros que envolvam o direito do consumidor. Para a diretora, a tecnologia é uma grande aliada dos métodos consensuais, pois o cidadão pode realizar um acordo extrajudicial sem sair de casa, utilizando um computador ou celular com internet.

"O procedimento possui inúmeros benefícios, é rápido, econômico, sem burocracia e possui uma tecnologia incrível. Temos estrutura e grandes entusiastas na área de mediação, acredito que falta conscientização da população. Temos ferramentas incríveis que infelizmente não estão sendo utilizadas pela sociedade e o resultado disso é o sistema judiciário congestionado. É preciso colocar fim à cultura do litígio."

__________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram