MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Napoleão diz que adoeceu após nome mencionado em delação
Denúncia

Ministro Napoleão diz que adoeceu após nome mencionado em delação

Veja declaração feita em sessão plenária do TSE.

Da Redação

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Atualizado às 11:58

Nenhuma inocência está a salvo de uma denúncia mentirosa. Lembrando essa citação, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho afirmou nesta quinta-feira, 17, durante sessão plenária do TSE, ter adoecido devido ao fato de ter seu nome envolvido em delações premiadas. "Consta que o juiz fulano de tal foi citado na delação de fulano de tal e pronto: acabou-se a vida do sujeito."

"Eu conheço uma pessoa que adoeceu por conta disso. Uma pessoa que eu vejo todo dia. Todo santo dia de manhã eu vejo essa pessoa.... quando faço a barba. Vítima de uma insídia. Eu não consegui desfazer isso."

Sem citar nomes ou um caso específico, o ministro criticou a imprensa que, sob o argumento de apenas informar, faz propaganda adversa. "Será que apenas uma afirmação coloca a figura de um magistrado na capa de uma revista, apontando que ele fez esse ou aquele ilícito... isso é liberdade de imprensa?"

A manifestação se deu quando o plenário julgava representação do deputado Jair Bolsonaro contra pesquisa do Datafolha que, segundo o parlamentar, ao usar a palavra "denúncia" em pergunta referente a ele, reservou "tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa". Relator do caso, o ministro Sérgio Banhos afirmou que o uso do vocábulo ''denúncias'' foi feito de forma genérica, sem cunho difamatório, sem potencial para prejudicar a pretensão eleitoral de Bolsonaro.

Apesar de acompanhar o voto do relator, Napoleão fez ressalvas e afirmou: "a palavra denúncia nunca é neutra".

Assista: