MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/Bertioga determina revista de juízes como protesto
Advocacia

Presidente da OAB/Bertioga determina revista de juízes como protesto

Sidmar Euzébio de Oliveira editou portaria como protesto para assegurar tratamento igualitário previsto aos advogados.

Da Redação

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Atualizado às 15:18

O presidente da subseção de Bertioga/SP da OAB, Sidmar Euzébio de Oliveira, editou portaria como protesto à portaria do TJ/SP. A portaria 9.344, ao estabelecer plano de segurança no âmbito do Tribunal e protocolos de triagem nos acessos das Unidades Judiciárias, isenta de passarem pelo detector de metal os magistrados e os servidores.

Na portaria de protesto, o presidente da subseção afirma que a norma do Tribunal foi editada “sem quaisquer estatísticas de ocorrências contra os advogados e advogadas nos prédios do Judiciário paulista”. E, assim, por reciprocidade, “determina revista pessoal nos juízes, desembargadores e ministros das instâncias superiores do Poder Judiciário que adentraremos prédios da circunscrição desta OAB”.

Ao Migalhas, o presidente explicou que a subseção não tem e nem pretende ter detector de metal, mas que a portaria vem em ato de protesto contra norma que contraria a lei 12.694/12 (art. 3º, inciso III) e o Estatuto da Advocacia.

Conforme afirmou, não se trata de corporativismo e sim de assegurar o tratamento igualitário previsto na legislação aos advogados.

Além do mais, a medida é ainda mais vexatória para as advogadas, obrigadas a exporem seus objetos pessoais constantemente.”

Ainda, acrescentou, especialistas em segurança garantiram que os pontos vulneráveis das unidades judiciárias não são as entradas da advocacia, e sim justamente locais como as garagens dos serventuários e magistrados. “Uma portaria não pode se sobrepor ao que prevê a lei Federal”, argumentou.


________________



Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA