MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz condena empresa por horas perdidas de cliente citando Drummond e Renato Russo
Tempus fugit

Juiz condena empresa por horas perdidas de cliente citando Drummond e Renato Russo

Eduardo Perez Oliveira, de GO, concluiu ser "difícil encontrar adjetivo para falar de quem nos rouba o tempo".

Da Redação

terça-feira, 29 de maio de 2018

Atualizado às 09:04

O juiz de Direito Eduardo Perez Oliveira, de Fazenda Nova/GO, condenou a Claro S/A por ter "tomado várias horas" de uma cliente, que somou 51 reclamações, entre 2013 e 2018, junto à empresa de telefonia, sem conseguir resolver o problema. A autora receberá R$ 7 mil de danos morais.

Apesar de não reconhecer a tese de "perda de tempo útil" como uma inovação ou algo isolado, o magistrado considerou que a companhia telefônica errou além do aceitável com a cliente, uma vez que é a única atuante na pequena cidade de 6.6 mil habitantes. Ultrapassada essa razoabilidade, a conduta incidiu no artigo 186 do CC, que prevê indenização no caso de omissão. O magistrado observou que a conduta de erros da Claro era a regra, e não exceção:

"Não se pode considerar como algo normal ter que contatar a empresa prestadora de serviço todo mês para resolver problemas por ela mesma causados."

Importância do tempo

No cerne da questão, além da autora pagar pelo serviço de má qualidade, perdeu seu tempo tentando resolver a demanda.

"O tempo lhe pertencia para gastar como lhe aprouvesse, mas esses momentos foram subtraídos pela reiterada conduta displicente da parte ré, que, mesmo depois de tantos equívocos, não se importava com mais um consumidor prejudicado."

Carlos Drummond de Andrade, no poema "A casa do tempo perdido", Renato Russo, na música "Tempo Perdido", da banda Legião Urbana, versam sobre a importância dos intervalos temporais da vida, assim como Nelson Gonçalves, em "Memórias do Café Nice", e Lupcínio Rodrigues, que cantou em "Maria Rosa" e "Esses moços", conforme o magistrado destacou na sentença.

O mesmo assunto é tema, também, de textos de filosofia de Omar Khayyam, que afirmou "busca a felicidade agora, não sabes de amanhã", Heidegger e Hawking.

"Música, Poesia, Filosofia, Física, Religião, Cinema. não existe uma área onde o tempo não esteja presente ou não seja fruto de reflexão. Mesmo a pessoa mais bruta reconhece o significado da saudade, que surge com a passagem do tempo e a separação daquilo que é caro.

Não há, portanto, dúvida que o tempo é um dos nossos ativos mais caros, forjando o adágio conhecido de "tempo é dinheiro" (time is money). Mas tempo é muito mais que dinheiro.

Cada segundo é um segundo de possibilidades, não apenas de negócios, mas de alegria, de compaixão, de tristeza, de júbilo, de compartilhar com os amigos, como na mencionada música "Aquarela".

Difícil encontrar adjetivo para falar de quem nos rouba o tempo, essa finitude que por vezes dá minutos de vida aos recém-nascidos e mais de um século a outros. Nessa loteria só nos cabe o presente, e é esse presente que é subtraído dia após dia, voluntariamente ou a contragosto."

  • Processo: 5130042.70.2018.8.09.0042