MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Escritórios de advocacia que contratam empresas que desenvolvem softwares jurídicos
Análise de dados

Escritórios de advocacia que contratam empresas que desenvolvem softwares jurídicos

Softwares que fazem a análise de dados para escritórios de advocacia conseguem fornecer indicadores aos advogados, capazes de mapear, por exemplo, em qual Estado ou instância uma empresa ganha ou perde processos, se ela realiza ou não acordos ou, qual o entendimento jurisprudencial dominante nas comarcas.

Da Redação

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Atualizado em 30 de maio de 2018 11:38

Em texto desenvolvido pela Aviso Urgente, Marcos Aurélio Silva, analista de produção de conteúdo, fala da análise de dados para escritórios de advocacia.

O argumento de que "dados é o novo petróleo" provou seu valor na última década. As maiores empresas do mundo - grupos como Google, Facebook e Amazon - comercializam principalmente dados.

Estas organizações investiram fortemente em análises de negócios, desenvolvedores e analistas, mas o "cientista de dados" tornou-se um dos empregos mais lucrativos no mercado. No entanto, os escritórios de advocacia, em sua maior parte, não foram apanhados por essa tendência.

Mas isso pode estar mudando. Um número crescente de escritórios de advocacia está tentando navegar na era dos "Grandes Dados" ao nomear "líderes" de dados sob alguns títulos diferentes - cientista de dados, chefe de análise de dados para escritórios de advocacia e diretor de inovação, para citar apenas alguns.

Como a variância dos nomes pode indicar, o setor ainda é bastante novo no trabalho de dados, deixando os líderes de ciência de dados dos escritórios de advocacia com uma grande tarefa: descobrir como tornar os dados legais valiosos e rentáveis, e fazê-lo rapidamente o suficiente para acompanhar o ritmo a comunidade empresarial.

Encontrar terreno

A ciência dos dados encontrou seu primeiro ponto de apoio na comunidade jurídica através da e-discovery. Como os volumes de dados dos clientes se expandiram na última década, tanto os escritórios de advocacia quanto os fornecedores de sistemas desenvolveram e aperfeiçoaram métodos analíticos e de modelagem preditiva para ajudar a gerenciar esses dados em meios eletrônicos.

O que é a e-discovery: Refere-se a qualquer método de busca, pesquisa, localização e obtenção de dados e informações eletrônicos com a intenção de utilizá-los como evidências, em um processo judicial. Nos Estados Unidos, o assunto foi objeto de uma lei específica (E-Discovery Law), promulgada em 2006.

O maior exemplo de sucesso de análise de dados para escritórios de advocacia talvez seja Tess Blair. Ela é parceira da Morgan, Lewis & Bockius e chefe da prática de dados eletrônicos da empresa. Foi Tess Blair que iniciou a análise e o gerenciamento de dados com um associado que administra questões de e-discovery na empresa. A empresa viu valor e potencial de ganhos em seu trabalho e procurou construí-lo. Atualmente, ela lidera uma equipe de 50 tecnólogos, mais de 20 funcionários legais e uma força de trabalho contingente de cerca de 400 pessoas em todos os escritórios globais de Morgan Lewis.

Desde o início do grupo, Tess Blair viu os dados tornarem-se tão importantes para a estratégia interna, quanto para o trabalho voltado para o cliente.

O time de Blair está cada vez mais olhando além da descoberta eletrônica para pensar em outras formas possíveis de que a empresa possa alavancar os dados do cliente e servi-lo de volta aos clientes.

Bennett Borden, sócio e cientista de dados da Drinker Biddle & Reath, supervisionou tarefas semelhantes em sua empresa. Durante anos, Borden era o único exemplo de um cientista de dados de advogados, com um mandato na comunidade de inteligência usando dados para prever o comportamento humano potencial, aplicando em análise de negócios. Embora seu conjunto de habilidades permaneça bastante incomum, ele viu outras empresas adicionar papéis de ciência de dados baseados em lei.

"Há pessoas em escritórios de advocacia que têm antecedentes na ciência de dados, que estão olhando dados e os analisando, mas a maioria deles está voltada para o interior", diz ele. "Eles estão olhando para a empresa e como a empresa faz negócios".

Borden lida com muitas análises de empresas internas, mas o trabalho que ele vê o maior potencial é o cliente. Borden aconselha os clientes em questões em seus modelos de análise de negócios e potenciais preocupações éticas, mas também desenvolve modelos de aprendizagem mecânica e dados preditivos com dados de clientes para ajudá-los nas decisões empresariais, seja modelando potenciais resultados de litígios ou dados de fusão e aquisição, por exemplo.

"Praticamente todos farão isso em breve. É inevitável ", diz Borden sobre a ciência da informação em direito. Ele diz que os advogados "abordam fundamentalmente a informação. Na era em que vivemos, essa informação é esmagadoramente eletrônica. A maneira como você obtém informações sobre grandes pilhas de dados é através da análise e da ciência dos dados. É inevitável. Também é uma loucura muito legal", declara.

Profissionais gabaritados

Embora a análise de dados para escritórios de advocacia voltada para o cliente possa certamente ser uma maneira de gerar receita, esses esforços exigem cientistas de dados, um conjunto de habilidades especificas que não são frequentemente encontrados entre a comunidade jurídica.

O que torna essas questões mais difíceis é que os cientistas de dados se sentem entre os especialistas mais procurados em qualquer setor no momento. Isso provavelmente vai tornar-se uma guerra de talento.

Cientistas de dados são tipicamente cortejados pela cultura de trabalho das empresas de tecnologia. Os escritórios de advocacia muitas vezes não sabem onde procurar pesquisadores de dados.

Os escritórios conseguem trazer cientistas de dados para seu time por vezes lutam para conseguir que essas pessoas realmente se conectem às necessidades jurídicas do escritório.

Software Jurídico - Soluções para análise de dados para escritórios de advocacia

A solução para os escritórios está em se associar a empresas de tecnologia que têm o talento de dados e as capacidades tecnológicas que seu escritório necessita.

Escritórios de advocacia que contratam empresas que desenvolvem softwares jurídicos estão um passo à frente. Você não precisa ser inovador. Você tem muitas empresas que realmente são inovadoras e excelentes ao seu redor.

As tomadas de decisões de um escritório de advocacia passam a ser mais assertivas a partir das análises de dados. Empresas focadas em fornecer soluções tecnológicas para advogados possuem know how para obter informações estratégicas vindas de processos e até mesmo de tribunais.

Contratar um sistema de Jurimetria, combinada com a Inteligência Artificial (IA) é garantir que seu escritório possa embasar as decisões em dados consolidados e assertivos.

Softwares que fazem a análise de dados para escritórios de advocacia conseguem fornecer indicadores aos advogados capaz de mapear, por exemplo, em qual Estado ou instância uma empresa ganha ou perde processos, se ela realiza ou não acordos ou, por exemplo, qual o entendimento jurisprudencial dominante nas comarcas.

Isso tudo é apresentado aos advogados em formas de gráficos de fácil leitura e interpretação. Tudo em conjuntos de indicadores específicos ou globais, permitindo o acompanhamento de forma centralizada e possibilitando a tomada decisões baseada em dados.

As dashboards resumem para o advogado o desempenho geral do seu escritório e podem dar diversos insights sobre melhorias nos seus processos, com base na análise de centenas de milhares de casos, trazendo fatores que influenciam os resultados, que por vezes não poderiam ser diretamente levantados /minerados por um profissional dentro do escritório de advocacia.

__________________________

 Com informações de law.com

__________________________

Gostou? Deseja ter acesso conteúdos sobre tecnologia e a transformação digital na advocacia? Cadastre-se aqui.

__________________________

Aviso Urgente Clipping e Softwares Ltda