MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procuradores da Lava Jato enviam à PGR informações sobre suspeição de Gilmar Mendes
Suspeição

Procuradores da Lava Jato enviam à PGR informações sobre suspeição de Gilmar Mendes

Procuradores mostraram que a Fecomécio/RJ fez pagamentos em benefício do IDP, instituto em que Gilmar Mendes é sócio-fundador.

Da Redação

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Atualizado às 13:52

Os procuradores da força-tarefa da operação Lava Jato encaminharam à procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, documento que contém informações para eventual arguição de suspeição e ou impedimento do ministro Gilmar Mendes em processos envolvendo Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio do RJ.

Os procuradores encaminharam informações obtidas através do aprofundamento das investigações decorrentes dos desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro relativos a Orlando Diniz, preso na Operação Jabuti por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O ministro Gilmar Mendes está prevento para o julgamento dos feitos relacionados a referida operação e, no último dia 31, Gilmar Mendes deferiu liminar para a concessão de medidas alternativas à prisão de Orlando Diniz.

No documento consta o resultado parcial da análise dos dados obtidos com a quebra do sigilo fiscal da Fecomércio, em que há um pagamento no valor de R$ 50 mil em benefício do IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, controlado exclusivamente pela família de Gilmar Mendes e que tem o ministro como um dos sócios-fundadores

Os procuradores mostraram uma série de eventos promovidos pelo IDP que foram patrocinados pela Fecomércio nos anos em que a federação era presidida por Orlando Diniz. Eles, inclusive, citam quando Gilmar Mendes se declarou impedido em processo sobre questões patrimoniais com a Fecomércio como parte e o escritório de advocacia Sérgio Bermudes como representante legal.

Para os procuradores, é "absolutamente despropositado e irrazoável que uma mesma causa de impedimento de magistrado incida em processo de natureza civil (...) não se aplique em processo de natureza penal, onde em jogo o direito fundamental à liberdade e o dever do Estado na repressão a crimes graves, na espécie a corrupção e a lavagem de dinheiro. Em outras palavras, não se reconhece na ordem jurídica pátria a figura do juiz "relativamente impedido'".

Confira a íntegra do documento.

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...