MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos
Roteiro de nossas vidas

Instituto de mediação cria projeto preventivo de conflitos

Partes envolvidas se antecipam a futuras pelejas e ficam precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Atualizado em 12 de junho de 2018 17:27

Em entrevista à TV Migalhas, o presidente do Instituto Vertus, Rubens Tilkian apresenta o novo projeto da câmara de mediação, o "Roteiro de nossas vidas". Idealizado para evitar conflitos, o projeto traça um plano preventivo, em que as partes envolvidas se antecipam a futuras lides e ficam  precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.

"Nossa experiência do dia-a-dia mostrou que seria imprescindível uma ferramenta no mercado hoje para que as partes pudessem dialogar sobre assuntos difíceis antes de estarem inseridas no conflito."


O projeto foi criado após a experiência do Instituto, sobretudo na área da família. Depois de anos resolvendo conflitos, os mediadores perceberam que muitas discussões que geraram o divórcio poderiam ser evitadas se houvesse uma preparação para o casamento; um alinhamento das expectativas das partes. Prepará-las para um relacionamento saudável, evitaria a degradação da vida conjugal. 

Mas os benefícios da metodologia vão muito além da área da família. O método pode ser também aplicado a empresas e sócios preocupados em proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso. 

Com as expectativas alinhadas, há a prevenção de grandes conflitos entre seus colaboradores, garantindo uma boa relação com seus pares (reuniões de sócios ou assembleias), possibilitando manter as expectativas empresariais e pessoais de cada um em relação ao projeto devidamente atualizadas, evitando muitas vezes o litígio societário que, em último pano, acaba por prejudicar a própria continuidade da empresa. Pode-se imaginar, inclusive, a magnitude desses conflitos societários em empresas familiares, em que o grau de emocionalidade extrapola o razoável.

_______________

Instituto Vertus de Mediacao e Resolucao de Conflitos Ltda