MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TCU retira sigilo de decisão em que Moro barra uso de provas da Lava Jato por órgãos de controle
Sigilo

TCU retira sigilo de decisão em que Moro barra uso de provas da Lava Jato por órgãos de controle

Para ministro Bruno Dantas, documento não afeta direitos fundamentais e não há razão que sustente o sigilo.

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Atualizado às 16:38

O ministro Bruno Dantas, do TCU, assinou despacho nesta quarta-feira, 13, em que retira o sigilo de decisão, recebida pelo órgão, em que o juiz Sérgio Moro proíbe a utilização de provas obtidas na Lava Jato por entidades federais.

Dantas afirmou "não vislumbrar razão que sustente o sigilo da peça", já que o documento não afeta direitos fundamentais e a própria decisão orienta a divulgação internamente no Tribunal de Contas.

Entenda

Em abril, Sérgio Moro proferiu decisão em que proibiu o uso de provas obtidas na Lava Jato por órgãos do governo, as quais poderiam ser usadas para aplicação de sanções em âmbito cível ou administrativo contra investigados e delatores.

A decisão do juiz, titular da 13ª vara de Curitiba, atinge AGU, CGU, Cade, BC, RF e TCU. No despacho, ao qual foi atribuída a classificação "sigiloso", são alteradas nove decisões anteriores nas quais o magistrado permitia o compartilhamento de provas.

A medida atende pedido do MPF, segundo o qual a medida é necessária para evitar o desestimulo a novos colaboradores, prejudicando o combate à corrupção.

Moro não só vedou o uso de informações em ações contra colaboradores como submeteu a sua autorização o prosseguimento de medidas que já tenham sido tomadas por provas antes utilizadas.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas