MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Delegados de polícia podem firmar acordos de colaboração premiada na fase de inquérito policial
Acordos

Delegados de polícia podem firmar acordos de colaboração premiada na fase de inquérito policial

Na decisão, o MP deve obrigatoriamente opinar e cabe exclusivamente ao juiz a decisão de homologar ou não o acordo.

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Atualizado em 5 de novembro de 2019 09:59

Por 10 a 1, o STF encerrou o julgamento da ADI 5.508 e considerou constitucional a possibilidade de delegados de polícia realizarem acordos de colaboração premiada na fase do inquérito policial. Os ministros se posicionaram pela improcedência da ação, na qual a PGR questionava dispositivos da lei 12.850/13, que define organização criminosa e trata da colaboração premiada.

Na sessão desta quarta-feira, 20, votaram os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia, todos acompanhando o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio. Segundo ele, a formulação de proposta de colaboração premiada pela autoridade policial como meio de obtenção de prova não interfere na atribuição constitucional do MP de ser titular da ação penal e de decidir sobre o oferecimento da denúncia. Os ministros destacaram que, mesmo que o delegado de polícia proponha ao colaborador a redução da pena ou o perdão judicial, a concretização desses benefícios ocorre apenas judicialmente, pois se trata de pronunciamentos privativos do Poder Judiciário.

De acordo com a decisão, embora não seja obrigatória a presença do Ministério Público em todas as fases da elaboração dos acordos entre a autoridade policial e o colaborador, o MP deve obrigatoriamente opinar. No entanto, cabe exclusivamente ao juiz a decisão homologar ou não o acordo, depois de avaliar a proposta e efetuar o controle das cláusulas eventualmente desproporcionais, abusivas ou ilegais.

Após o ministro Marco Aurélio ressaltar seu entendimento no sentido da impossibilidade de interferência da autoridade policial na atribuição exclusiva do MP de oferecer denúncia, os ministros Alexandre de Moraes e Roberto Barroso reajustaram os votos para acompanhar integralmente o relator.

Divergências

Os ministros Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Fux divergiram parcialmente. Eles entendem que, embora a autoridade policial possa formular acordo de colaboração, a manifestação do parquet sobre os termos da avença deve ser definitiva e vinculante.

Também divergindo parcialmente, o ministro Dias Toffoli entende que o delegado de polícia pode submeter ao juiz o acordo firmado com colaborador desde que a proposta traga, de forma genérica, somente as sanções premiais previstas no art. 4º, caput e parágrafo 5º, da lei 12.850/13, com manifestação do MP sem caráter vinculante. Ficaria a critério do juiz a concessão dos benefícios previstos na lei, levando em consideração a efetividade da colaboração. O ministro entende ainda que a autoridade policial, diante da relevância da colaboração prestada, pode representar ao juiz, nos autos do inquérito policial, proposta de perdão judicial, ouvido previamente o MP.

Opinião

Sobre a decisão do Supremo acerca do tema, o advogado criminalista Luiz Flávio Borges D'Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, afirmou que os ministros decidiram o que já está previsto em lei:

"O STF decidiu de acordo com o que está, expressamente, previsto na lei, pois é a própria lei que autoriza, além do Ministério Público, também o Delegado de Polícia, a firmar o acordo de delação premiada."

D'Urso, que é mestre e doutor pela USP, salienta que "a resistência do Ministério Público, para tentar impedir o Delegado de Polícia celebrar o acordo de delação, não se justifica, pois, nesse caso, o MP também intervém e o Judiciário é que irá homologar, tudo conforme determinou o legislador. Também não se justificaria criar um monopólio do Ministério Público sobre os acordos de cooperação, que a lei não criou".

O advogado destacou que "convém lembrar que o judiciário não está obrigado a homologar o acordo, seja ele feito pelo MP ou pela Polícia, exercendo assim, o controle sobre a forma e o conteúdo do pacto".

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas