sábado, 27 de novembro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituições de ensino não precisam apresentar ao MEC certidões de regularidade fiscal
JF

Instituições de ensino não precisam apresentar ao MEC certidões de regularidade fiscal

Tal exigência caracteriza meio coercitivo indireto de cobrança de tributos, de acordo com decisão.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

O juiz Federal substituto Tiago Bitencourt de David, da 5ª vara Cível Federal de SP, deferiu tutela de urgência para afastar exigências fixadas pelo decreto 9.235/17, que impõem a obrigação de apresentar certidões comprobatórias de regularidade fiscal nos processos de credenciamento e recredenciamento de IES, perante o MEC.

A concessão atendeu a pedido do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP (SEMESP). Para o magistrado, exigência de apresentação de certidões de regularidade fiscal para credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior extrapola os limites de seu poder regulamentar e cria requisito não previsto em lei.

"Ademais, tal exigência caracteriza meio coercitivo indireto de cobrança de tributos, visto que a Fazenda Pública possui outros instrumentos para cobrança de seus créditos tributários."

O juiz determinou ainda o imediato prosseguimento dos processos de cadastramento ou recadastramento das instituições de ensino superior associadas ao sindicato autor que se encontrem sobrestados perante o MEC, em razão da exigência.

O sindicato é representado no caso pelo escritório Covac - Sociedade de Advogados, que já havia obtido, em 2006, também em favor do Semesp, decisão que suspendia a mesma obrigatoriedade fixada pelo decreto 5.773/06. "Entretanto, com a edição do decreto 9.235/17, novamente a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) passou a exigir a comprovação das referidas certidões de regularidade fiscal, obrigando o ajuizamento de nova demanda, pelo Semesp, com o intuito de salvaguardar os interesses de todos os seus associados", explica o sócio da Covac, Sérgio Henrique Cabral Sant'Ana.

  • Processo: 5014658-25.2018.4.03.6100

_______


Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 28/6/2018 16:24