MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ProJuris Software Jurídico apresenta entrevista sobre podcast jurídico
JurisCast

ProJuris Software Jurídico apresenta entrevista sobre podcast jurídico

Confira a entrevista com o gerente de marketing, Tiago Fachini.

Da Redação

terça-feira, 3 de julho de 2018

Atualizado em 2 de julho de 2018 10:12

Em texto desenvolvido pela ProJuris Software Jurídico, gerente de marketing Tiago Fachini apresenta o JurisCast, podcast jurídico.

Em fevereiro de 2017, a ProJuris lançou o primeiro episódio do JurisCast, seu podcast jurídico. Pouco mais de um ano depois, já são mais de uma dezena de episódios, com convidados diversos.

Com episódios que vão desde argumentação jurídica, o lugar da mulher no direito, aplicações jurídicas na literatura, compliance digital, direito desportivo e resoluções alternativas de conflitos, o podcast apresenta uma ampla gama de temáticas.

Conversamos com Tiago Fachini, gerente de marketing da ProJuris e apresentador do JurisCast.

Qual foi a motivação inicial de se começar um podcast jurídico?

Tiago Fachini: Nossa preocupação na ProJuris com o sucesso, seja dos escritórios de advocacia, seja do departamento jurídico corporativo, vai muito além de desenvolver um software jurídico para aumentar a eficiência e reduzir o risco.

Entendemos que escritórios de advocacia e empresas não podem alcançar sucesso sem estarem em constante processo de estudo e atualização. Sucesso vem, sim, com esforço e trabalho duro. Porém, os obstáculos são consideravelmente menores quando o profissional está atualizado em relação ao mercado e à inovação.

Por isso, sempre acreditamos no compartilhamento de conhecimento de inovação aplicada à realidade jurídica como uma ferramenta para fazer com que advogados e empresas possam, por conta própria, otimizar seus processos e impulsionar seus negócios.

Já contávamos com a Universidade ProJuris, um espaço destinado a conteúdo jurídico, geralmente no formato de texto. O JurisCast veio como uma extensão desta mentalidade: um formato que permite que o ouvinte baixe o áudio do episódio e ouça em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Ah, e o melhor de tudo: gratuitamente.

Vocês encontraram dificuldades no começo? Quais?

Tiago Fachini: As dificuldades que encontrávamos no começo são as mesmas dificuldades que encontramos agora. A verdade é que alimentar um podcast jurídico dá muito trabalho, demanda esforço e uma equipe multidisciplinar para trabalhar em diversas frentes: prospecção, redação, gravação, produção e distribuição. Logo, é preciso que cada etapa funcione bem para que os episódios saiam dentro dos nossos prazos e expectativas.

Ao constatar os resultados, o volume de profissionais que estamos ajudando (e receber seus feedbacks!), bem como a satisfação de nossos convidados em fazer parte do JurisCast, percebemos que o esforço não é em vão.

Qual o processo para localização e abordagem dos entrevistados? Ela é pró-ativa ou reativa?

Tiago Fachini: Quando começamos, este processo era um pouco mais demorado. Tínhamos de localizar advogados que não somente fossem especializados em determinado tema, mas que também tivessem uma boa desenvoltura vocal.

Hoje em dia, como o podcast cresceu, é comum que os profissionais interessados em participar entrem em contato conosco pró-ativamente. É também uma boa vitrine, sem dúvidas.

Para alguém que nunca ouviu o JurisCast, quais episódios você indicaria para começar?

Tiago Fachini: Qualquer episódio. Trabalhamos com uma base bastante diversa de advogados, temos consciência disso. Então, sempre temos a preocupação de que, mesmo que o tema seja "Direito Tributário", o episódio seja igualmente útil para o advogado que trabalha com Direito Imobiliário, para o profissional do departamento jurídico corporativo, e também para o estudante.

Por isso, sempre começamos contextualizando o ouvinte, apresentando o conceito do episódio de forma mais abrangente, para depois abordarmos os pormenores.

De qualquer forma, indicaria estes cinco episódios, que trabalham com temas mais universais e indispensáveis para quem quer ter sucesso na advocacia e no direito corporativo daqui pra frente (e que não à toa, estão entre os mais ouvidos):

? Reputação e Marketing Jurídico, com Christian H. Mendes

? Inteligência Artificial no Direito, com Gustavo Rocha

? Argumentação Jurídica, com Dr. Felipe Asensi

? Direito digital, com Dr. José Milagre

? Compliance Digital, com Dr. Gustavo Rabay

__________________

DUO SERVICOS EM INFORMATICA LTDA