MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado: aprovada PEC que define como competência da União a criação de sistema de meteorologia

Senado: aprovada PEC que define como competência da União a criação de sistema de meteorologia

Da Redação

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Atualizado às 09:41

 

Meteorologia e climatologia

 

Senado: aprovada PEC que define como competência da União a criação de sistema de meteorologia

 

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, em segundo turno, substitutivo à proposta de emenda à Constituição (PEC 12/03 - clique aqui) que introduz a criação do sistema nacional de meteorologia e climatologia entre as competências da União. A matéria foi apresentada pelo senador Osmar Dias e segue, agora, à Câmara dos Deputados.

 

Pelo texto aprovado, caberá à União organizar e manter os serviços oficiais de meteorologia e climatologia. Também estará sob sua responsabilidade a definição da política nacional do setor.

 

Uma das principais preocupações de Osmar Dias é garantir unidade ao trabalho realizado por órgãos federais, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); por entidades públicas estaduais e empresas privadas. A intenção é agilizar, assegurar confiabilidade e democratizar as informações do sistema, de forma a torná-lo mais eficiente e evitar a duplicidade de esforços entre as instituições do setor.

 

Ao defender a matéria em Plenário, Osmar Dias destacou a importância de inserir na Constituição um serviço fundamental para nortear as ações nas áreas de agricultura e defesa civil. O senador Sibá Machado também apoiou a iniciativa, observando que as informações meteorológicas são basilares para o setor agropecuário, que há cinco anos vem respondendo por 30% do PIB.

__________