MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Google não precisa remover conteúdo que critica associação do MP
Liberdade de expressão

Google não precisa remover conteúdo que critica associação do MP

Ministro Luiz Fux suspendeu decisão que havia determinado a remoção do conteúdo.

Da Redação

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Atualizado às 08:56

O ministro Luiz Fux deferiu liminar para suspender decisão que determinou a retirada de matérias jornalísticas do Blog do Barata, hospedado na plataforma Google, que criticavam a AMPEP - Associação do Ministério Público do Estado do Pará. Para o ministro, a referida decisão é uma verdadeira forma de censura e aniquila completamente o núcleo essencial dos direitos fundamentais de liberdade de expressão e de informação.

De acordo com os autos, as postagens continham opinião crítica sobre a AMPEP, que estaria falhando na defesa de um de seus membros, promotor de Justiça que estaria sendo perseguido politicamente por ter denunciado o então procurador-Geral de Justiça ao CNMP por dispensa ilegal de licitação para contratação pública.

Em 1º grau, o presidente da AMPEP teve seu pedido atendido quando o juízo da 2ª vara do JEC de Belém/PA determinou que o Google retirasse do ar seis publicações do "Blog do Barata". A decisão foi mantida pela Turma Recursal sob o fundamento que o conteúdo publicado seria abusivo.

No STF

Ao analisar o caso, Fux verificou que a decisão questionada proibiu a veiculação do conteúdo publicado por considerá-lo abusivo e com base na afirmação de que seria "pseudomatéria jornalística, que nada mais revela do que o abuso do direito de assacar ofensas". Tal ato, segundo o relator, desrespeita o decidido pelo STF na ADPF 130, pois se afasta dos parâmetros estabelecidos pela Corte para proteção do direito constitucional à liberdade de expressão.

"Determinações judiciais como a aqui impugnada se revelam como verdadeiras formas de censura, aniquilando completamente o núcleo essencial dos direitos fundamentais de liberdade de expressão e de informação, bem como, consectariamente, fragilizando todos os demais direitos e garantias que a Constituição protege."

O relator lembrou ainda que o Supremo tem, em vários julgados, reafirmado a primazia da livre e plena manifestação do pensamento, da criação, de imprensa e da informação. Para Fux, a limitação de tal liberdade constitucional não pode ocorrer simplesmente com base no fundamento de que este não é "um direito absoluto" ou porque poderia conflitar com interesses contrapostos. "A medida própria, por excelência, para a reparação de eventuais danos morais ou materiais é aquela a posteriori, mediante indenização ou direito de resposta", explicou.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas