MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça Eleitoral de São Paulo convoca 335 mil mesários

Justiça Eleitoral de São Paulo convoca 335 mil mesários

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Atualizado às 08:52

 

Trabalho nas eleições

 

JE/SP convoca 335 mil mesários

 

Desde a metade de julho a JE/SP vem realizando a convocação dos mesários que irão trabalhar nas eleições de 1º de outubro. Cerca de 335 mil mesários irão integrar as 67 mil mesas receptoras de votos, sendo 95 mil deles na capital. Cada mesa receptora de votos terá 6 integrantes.

 

O eleitor que for convocado tem 5 dias de prazo para contestar a convocação a partir do seu recebimento. Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores que votam na seção eleitoral, e dentre estes, os que têm nível superior, os professores e os serventuários da Justiça.

 

A partir de setembro, os cartórios promovem treinamento para os integrantes das mesas receptoras de votos. O mesário será informado do horário e local pelo seu cartório eleitoral.

 

Mesário voluntário

 

Considerando o grande número de pessoas que trabalham nas eleições, o TRE continua incentivando a inscrição de mesários voluntários, realizada desde as eleições de 2004.

 

Segundo o presidente do TRE, Paulo Henrique Barbosa Pereira, o trabalho do mesário é fundamental no dia da eleição. "Esses servidores atuam na linha de frente no dia da eleição, organizando a recepção dos votos e favorecendo que os eleitores manifestem sua vontade nas urnas de forma organizada", afirmou.

 

Todo eleitor em situação regular perante a JE poderá ser mesário na sua Zona Eleitoral, preferencialmente no local e na Seção em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

 

Os eleitores interessados poderão fazer suas inscrições através do site do TRE: www.tre-sp.gov.br, no qual é possível obter outras informações sobre a campanha, ou então procurar os cartórios eleitorais.

 

Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e certificado de serviços prestados à JE, além de um auxílio-alimentação.

 

Em 2004 foram recebidas 12.915 inscrições através do programa "Mesário Voluntário" só na Capital, totalizando 21.542 inscrições no Estado.

____________