MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC condena UNIMED por ilegalidade contratual

TJ/SC condena UNIMED por ilegalidade contratual

Da Redação

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Atualizado às 09:07

 

Cláusula abusiva

 

TJ/SC condena UNIMED por ilegalidade contratual

 

Por votação unânime, a 3ª Câmara de Direito Público do TJ deu provimento ao recurso interposto por Sebastião José Westphal, diretor do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, que requereu o reconhecimento de ilegalidade da cláusula de exclusividade do Estatuto da UNIMED Litoral - Cooperativa de Trabalho Médico da Região da Foz do Rio Itajaí Açu e Praias.

 

A ação civil pública foi proposta pelo MP, por tratar-se de decisão de interesse coletivo referente aos serviços de assistência à saúde. Segundo os autos, a UNIMED Litoral impôs um contrato de exclusividade aos seus cooperados através de uma cláusula em seu estatuto social.

 

Na decisão, o desembargador relator Luiz Cézar Medeiros considerou a ilegalidade do contrato baseado nas Leis n.º 9.656/98 (clique aqui) e 8.078/90 (clique aqui). A cláusula contratual, considerada abusiva ao Código de Defesa do Consumidor, impedia que os médicos cooperados da UNIMED Litoral atendessem pacientes associados a outros planos de saúde ou empresas prestadoras de serviços médicos, o que estabelecia um monopólio na região. (A.C. n.º 2002.001067-7)

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...