MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "No Brasil, decisões judiciais não são cumpridas, mas recorridas", afirma conciliador
Conciliação

"No Brasil, decisões judiciais não são cumpridas, mas recorridas", afirma conciliador

Segundo Gabriel Lima, um dos problemas da Justiça é resolver o valor financeiro das causas, mas não os conflitos.

Da Redação

sábado, 21 de julho de 2018

Atualizado em 20 de julho de 2018 14:20

O número de processos em tramitação no Brasil chegou a 79,7 milhões no final de 2016. É o que mostra o levantamento Justiça em Números 2017, divulgado pelo CNJ em setembro do ano passado. De acordo com o mesmo levantamento, em 2016, 1,4% do PIB do país foi destinado às despesas do Poder Judiciário.

t

Para o conciliador Gabriel Lima, da câmara de conciliação e mediação Vamos Conciliar, esses números são alarmantes e preocupam magistrados, advogados e membros do Poder Judiciário, já que um dos problemas da Justiça é resolver o valor financeiro das causas, mas não os conflitos.

Segundo Lima, um dos motivos pelos quais a Justiça apresenta números preocupantes é porque as decisões não são cumpridas, e as partes recorrem diversas vezes ao longo da tramitação do processo. O conciliador afirma que é necessário que os litigantes entendam o custo dos processos e suas consequências.

"No Brasil, as decisões judiciais não são cumpridas, mas recorridas. A pessoa não fica satisfeita com a sentença e recorre sempre que possível. Com isso, a parte tem desgaste emocional, financeiro e a causa permanece tramitando no Judiciário. A sociedade precisa entender que o processo tem um custo fixo e muito alto."

Lima sugere que uma saída para o excesso de ações em tramitação na Justiça brasileira é o oferecimento, aos litigantes, de um "sistema multiportas", que ofereça diversos tipos de procedimentos para a solução de litígios. "É importante que a sociedade saiba como funciona a conciliação, a mediação, a arbitragem e a negociação."

O conciliador ressalta que muitas causas que tramitam na Justiça poderiam ser solucionadas em câmaras privadas. Os procedimentos, segundo Lima, agilizam a solução dos conflitos que poderiam tramitar muito mais tempo na Justiça.

"Os centros judiciários são bons e possuem profissionais qualificados, mas, infelizmente, não está sendo utilizado de forma correta pela população. Muitos já vão com a intenção de negar o acordo e ajuizar a ação. Sem contar com a quantidade de pessoas que podem resolver a causa em uma câmara privada, mas preferem o litígio. As pessoas precisam saber que não é necessário esperar na Justiça para resolver um conflito."

_________________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA