MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Meeting debate em Belém as armadilhas da reforma trabalhista para o empresariado
Mercado e trabalho

Meeting debate em Belém as armadilhas da reforma trabalhista para o empresariado

Na visão do advogado Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, um dos palestrantes do evento, a reforma ainda precisa encontrar o seu respectivo contexto para imbricar-se.

Da Redação

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Atualizado em 20 de julho de 2018 18:11

Com o advento da chamada Reforma Trabalhista, ocorrida em novembro do ano passado, houve comemoração por parte de muitos empregadores, tendo em vista que em inúmeros pontos o texto legislativo agradou o setor produtivo. "Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a segurança jurídica não se faz presente apenas e tão somente com a análise fria do texto normativo reformista, sendo necessário compatibilizar eventuais alterações que se apresentaram com o texto constitucional, princípios do direito do trabalho e principalmente com a própria história das relações de trabalho no Brasil. Noutras palavras, o texto da lei precisa encontrar o seu respectivo contexto para imbricar-se".

Essa é a avaliação do advogado Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, Doutor, Mestre e Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Ele será um dos palestrantes do II Meeting Paraense de Direito, Mercado e Trabalho, que ocorre em Belém/PA, no próximo dia 9 de agosto, no Auditório da Associação Comercial do Pará (ACP). O evento é mais um organizado pelo escritório Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria contará com participação de grandes nomes nacionais da área trabalhista e tributária.

Sob esse aspecto, Ricardo coloca que institutos como o direito intertemporal, terceirização, validade apenas formal de algumas espécies de contrato, alterações prejudiciais ao empregado de contratos entabulados em data anterior a reforma precisam ser avaliados com parcimônia.

"Assentado nesse objetivo de puro alerta ao empresariado, propomos a temática que será debatida e abordada no meeting a ser realizado na capital Paraense mÊs que vem. Ficarei encarregado de falar sobre as 'Armadilhas da reforma trabalhista para o empresariado".

Ricardo também é professor do curso de pós-graduação em direito e processo do trabalho da PUC-SP (COGEAE), do curso de pós-graduação da Universidade Católica de Santos (COEAE), de graduação em Administração de Empresas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da pós-graduação da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social, Diretor da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (2002-2004 e 2004-2006), Conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), eleito para ocupar a cadeira 81 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, palestrante e autor de livros e artigos jurídicos, além de ser professor convidado de várias universidades.

_________________


Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...