MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Elegibilidade de Demóstenes afronta Legislativo, afirma PGR
Eleições 2018

Elegibilidade de Demóstenes afronta Legislativo, afirma PGR

Para Raquel Dodge, decisão da 2ª turma, que retira inelegibilidade de ex-senador, está na contramão da jurisprudência do próprio STF.

Da Redação

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Atualizado às 08:46

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao STF nesta semana uma reclamação sobre a liminar concedida pela 2ª turma do STF que suspendeu a inelegibilidade do ex-senador Demóstenes Torres. Para a PGR, a referida decisão afronta a soberania do Poder Legislativo.

t

No documento, Dodge asseverou que a resolução 20/12, que decretou a perda do mandato do ex-senador, continua em vigor e que ela não depende de decisão judicial para produzir efeitos. Com base na decisão do Senado, Demóstenes está inelegível até 2027.

No parecer, a PGR lembrou que a cassação do então senador não se pautou apenas em provas anuladas judicialmente. "Reconheceu-se, na Casa Legislativa, que Demóstenes mentiu aos pares, além de todo o juízo político intrínseco ao julgamento pelo parlamento, insindicável pelo Poder Judiciário", pontuou na manifestação.

Além disso, Dodge argumentou que a reclamação do ex-senador não é o instrumento cabível para o caso, de forma que seria mais adequado um mandado de segurança. Explica que, por se tratar de ação contra ato da mesa diretora do Senado, a jurisprudência aponta que o tema deveria ser apreciado pelo plenário da Corte.

Entenda

Demóstenes Torres teve o mandato cassado em 2012. Em 2017, após recurso apresentado pelo ex-senador, a Corte anulou provas obtidas nas operações Monte Carlo e Vegas, que o incriminavam. Em abril deste ano, por maioria, a 2ª turma do STF entendeu que a anulação das provas também afasta a inelegibilidade do ex-senador, decorrente da cassação de seu mandato pelo Senado. Ainda assim, afastou a possibilidade de Demóstenes retomar o mandato no Legislativo com fundamento na independência das instâncias penal e política.

Veja o parecer.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...