MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Punindo A Culpa Como Dolo – O uso da cegueira deliberada no Brasil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Punindo A Culpa Como Dolo – O uso da cegueira deliberada no Brasil"

A obra empreende um estudo acerca da construção da cegueira deliberada pela jurisprudência brasileira.

Da Redação

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Atualizado em 6 de agosto de 2018 13:27

tO livro "Punindo A Culpa Como Dolo – O uso da cegueira deliberada no Brasil" (Marcial Pons – 257p.), de Guilherme Brenner Lucchesi, empreende um estudo acerca da construção de cegueira deliberada pela jurisprudência brasileira.

 

"O tema deste livro é a figura da chamada 'cegueira deliberada', que, ao lado de outras como principalmente o "domínio do fato", rapidamente se proliferaram não apenas em nossa doutrina, mas também – o que é preocupante – na jurisprudência dos mais altos tribunais. Porque o que mais comumente encontramos na doutrina e, principalmente, na jurisprudência, é uma versão caricata dessas figuras, que delas pouco mais conserva que o nome e, com ele, uma pretensão de autoridade científica.

O autor se propõe, em primeiro lugar, a informar ao público brasileiro o que significa a figura da cegueira deliberada no seu contexto de origem, que é o do direito anglo-saxônico. Fazendo uso das fontes primárias, manejadas de primeira mão, rompe Brenner Lucchesi de forma definitiva com o "direito penal de ouvir-dizer", que, infelizmente, vem servindo no Brasil não apenas para fundamentar inócuos artigos científicos, mas também sentenças que encarceram pessoas por anos a fio.

O livro não se esgota, contudo, mas submete a cegueira deliberada a uma convincente crítica, a qual demonstra que há óbices insuperáveis à sua transposição para o direito brasileiro." Prof. Dr. Luís Greco

 

Sobre o autor:

 

Guilherme Brenner Lucchesi é advogado, professor e coordenador. Doutor em Direito pela UFPR, LL.M pela Cornell Law School. Presidente do IBDPE e membro do New Yorl State Bar.

__________

Ganhador:

Pedro Ponchio Ferreira, de Brasília

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista