MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1: Suspensa liminar que impedia entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil
Imigração

TRF-1: Suspensa liminar que impedia entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil

Decisão é do desembargador Federal Kassio Nunes Marques.

Da Redação

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Atualizado às 13:22

O desembargador Federal Kassio Nunes Marques, do TRF da 1ª Região, suspendeu liminar, proferida pelo juízo da 1ª vara Federal de Roraima, que impediu a entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil. A decisão havia sido proferida no plantão judicial do último domingo, 5.

t

Em pedido de suspensão da liminar apresentado ao TRF da 1ª região, a União sustentou que o impedimento do ingresso de venezuelanos em território nacional violaria diversas obrigações internacionais pactuadas pelo Brasil. A União afirmou que diversos órgãos do Poder Executivo Federal estariam, há meses, adotando variadas e concretas medidas para mitigar as condições precárias de vida da população de imigrantes, motivo pelo qual a decisão de 1º grau "colocaria em risco o princípio da separação dos poderes, bem como vulneraria gravemente a ordem pública e administrativa, que seria precocemente desarticulada, concorrendo para o mal aproveitamento dos recursos públicos investidos nos correspondentes programas".

Ao analisar o recurso, o desembargador Kassio Nunes Marques salientou que o objetivo principal do MPF e da DPU, autores da ACP, era ampliar o acesso dos imigrantes venezuelanos à vasta gama de serviços públicos brasileiros, "o que, por óbvio, não é compatível com a ideia de lhes impedir até mesmo o ingresso no território nacional"O magistrado entendeu serem bons os fundamentos lançados na decisão impugnada, especialmente no ponto em que aponta como solução o processo de interiorização e a socialização com os demais entes federativos.

"Todavia, não é possível se alcançar êxito nesta última fase (interiorização) sem se aperfeiçoarem as fases de ordenamento de fronteira, onde se cadastra e se regularizam os imigrantes, especialmente com a emissão de CPF e carteira de trabalho, e a fase de acolhimento, onde se afasta o maior causador deste problema - a fome - e se fortalece a dignidade humana."

O desembargador ainda citou decisão da ministra Rosa Weber, do STF, proferida nessa segunda-feira, 6, segundo a qual "não se justifica, em razão das dificuldades que o acolhimento de refugiados naturalmente traz, fechar os olhos e cruzar os braços".

Com isso, o magistrado, amparado no escopo de se evitar grave lesão à ordem, suspendeu a execução da medida liminar no ponto em que se determinava a suspensão da admissão e do ingresso de imigrantes venezuelanos no Brasil.

  • Processo: 10839-89.2018.4.01.0000

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...