MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes vota pelo arquivamento de inquérito contra Aloysio Nunes
STF

Gilmar Mendes vota pelo arquivamento de inquérito contra Aloysio Nunes

Julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Fachin.

Da Redação

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Atualizado às 17:21

Nesta terça-feira, 7, a 2ª turma do STF começou a julgar o inquérito contra o senador Aloysio Nunes, atual ministro das Relações Exteriores. Relator, o ministro Gilmar Mendes, votou pelo arquivamento do inquérito e foi acompanhado pelo ministro Dias Toffoli. Análise foi suspensa por pedido de vista do ministro Edson Fachin.

t

O voto do ministro se deu nos termos do art. 231 do regimento interno da Corte, que dispõe que relator tem competência para determinar o arquivamento quando verificar "ausência de indícios mínimos de autoria ou materialidade, nos casos em que forem descumpridos os prazos para a instrução do inquérito ou para oferecimento de denúncia."

Segundo Gilmar, "após um ano de investigação, não há nenhuma perspectiva de obtenção de elementos suficientes do fato criminoso." Em abril, o ministro prorrogou as investigações por 30 dias, mas assentou na decisão que "as investigações não devem ser prorrogadas indefinidamente, especialmente tendo em vista a fragilidade dos elementos probatórios coligidos até o momento".

O ministro também rejeitou pedido do MPF para que a Corte declinasse da competência para julgamento do feito, em razão da recente decisão do plenário sobre a prerrogativa de foro. O Supremo restringiu o foro apenas aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados à função desempenhada.

O inquérito trata, a partir de relatos de colaboradores, do repasse de R$ 500 mil pela Odebrecht, em 2010, à campanha eleitoral de Aloysio. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas