MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF realiza sessão extra mas não tem quórum para julgar processos pautados
Pauta

STF realiza sessão extra mas não tem quórum para julgar processos pautados

Serão julgados apenas processos em lista.

Da Redação

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Atualizado às 10:04

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou para a manhã desta quarta-feira, 8, sessão plenária extraordinária a fim de concluir processos do século passado.

Na pauta, quatro ADIns de relatoria da ministra, do ministro Marco Aurélio e do ministro Gilmar Mendes.

Houve, no entanto, quatro ausências: não compareceram à sessão o ministro Gilmar Mendes, ministro Celso de Mello, ministro Fux e ministro Lewandowski.

Como a Corte precisa de ao menos 8 votos para julgar ações de controle de constitucionalidade, os processos não puderam ser discutidos e o julgamento foi apenas de processos em listas, as quais incluem agravos, embargos de declaração e destaques feitos no Plenário Virtual.

A sessão durou cerca de 40 minutos.

t

Pregão

A ministra Cármen chegou a apregoar medida cautelar na ADIn 1.764, de 1998, originalmente de relatoria do ministro Sydney Sanches, que, naquele ano, votou por indeferir a cautelar.

Trata-se de ação em que o PT, PDT,  PCdoB questionam a lei 9.601/98, que flexibiliza as relações de trabalho ao disciplinar contrato por prazo determinado. Os partidos sustentam, entre outros pontos, ofensa ao princípio da igualdade e ao princípio da continuidade do vínculo empregatício.

À época, pediu vista o ministro Nelson Jobim, então presidente. O voto-vista, assim, ficou sob os cuidados de Cármen Lúcia, que apregoou o processo nesta quarta-feira, porquanto seria o único com quórum - teria, além do voto do ministro Sydney, os outro sete dos presentes à sessão.

Mas a ministra logo foi informada de que ministro Toffoli se declarou impedido para o processo, de modo que o tema continuará na gaveta.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA