MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Programa Data Venia estreia com entrevista do ministro Toffoli
Data Venia

Programa Data Venia estreia com entrevista do ministro Toffoli

Programa é apresentado por Luiz Flávio D'Urso.

Da Redação

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Atualizado em 8 de agosto de 2018 18:13

Prestes a assumir a presidência do STF, o ministro Dias Toffoli foi o entrevistado do programa 'Data Venia', que estreou nesta quarta-feira, 8, na RedeTV!.

t 
Durante a conversa com o apresentador, o advogado criminalista Luiz Flávio D'Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados), Toffoli faz ponderações sobre a Justiça brasileira, detalhando a esfera de atuação do STF e explicando as divergências que acontecem durante os julgamentos.

“Nós somos uma sociedade democrática. (…) Sabemos que ela [a democracia] se forma na pluralidade, na divergência, e é por isso que os tribunais atuam por colegiado. A primeira instância é um único juiz, mas há sempre a possibilidade do duplo grau, e aí uma segunda instância analisa isso de uma maneira colegiada, exatamente para se dar a segurança de que a pluralidade de pontos de vista, que é fundamento do Estado Democrático de Direito, será levada em consideração”.

t
 
O entrevistado também falou sobre a Constituição de 1988, analisando o processo constituinte como 'o momento de ápice de participação da sociedade civil na defesa de seus diretos' e sua relação com o aumento na litigiosidade. “Isso existe, e veja, a Constituição também ampliou os meios de acesso ao Poder Judiciário”, afirma Toffoli, citando a instituição da Defensoria Pública. “A população carente, que não tinha condições de pagar um advogado particular, passou a ter um melhor atendimento por parte do Estado, a poder levar seu clamor, a defesa dos seus direitos e de seus pleitos ao Poder Judiciário, e isso efetivamente fez com que houvesse um aumento no número de processos, e por isso hoje o Poder Judiciário se prepara também para diminuir essa litigiosidade judicial com a aplicação de meios mais adequados de tratamento das disputas”, acrescenta.
 
Questionado sobre o desempenho das instituições jurídicas no país, S. Exa.argumentou: “[Elas] funcionam. Viver em democracia é um desafio, porque você tem que conviver com as diferenças e muitas vezes isso é difícil. Aceitar que a nossa posição não prevaleceu pode ser às vezes muito dolorido, mas a verdade é que uma nação que se lança na democracia é uma nação que vai se desenvolver mais rapidamente, de maneira madura, a história mostra isso. (…)  Viver em democracia é aceitar as divergências, é um desafio muito mais difícil, mas o produto final, a cidadania, sai vencendo”.

*Crédito/Fotos: Divulgação/RedeTV!

_________

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA