MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ensino jurídico do país deve ser controlado pela OAB, defende presidente do IAB
Educação

Ensino jurídico do país deve ser controlado pela OAB, defende presidente do IAB

Escola Superior do IAB foi criada em parceria com a OAB para propagar o ensino jurídico.

Da Redação

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Atualizado às 07:43

Em cerimônia comemorativa de 175 anos do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, presidente nacional do instituto, falou sobre a criação da Escola Superior do IAB, em parceria com a ESA - Escola Superior da Advocacia da OAB/RJ. A presidente criticou a proliferação de cursos de Direito de baixa qualidade e defendeu que "o Conselho Federal da OAB cuide, de fato, do controle do ensino jurídico no País".

A escola superior do IAB tem como proposta inicial oferecer cursos preparatórios para o exame de Ordem. Posteriormente, serão ministrados cursos de extensão universitária. Segundo Fábio Nogueira, que representou o presidente da seccional, a parceria entre as duas escolas será importante para o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos futuros advogados.

 "Quando saem das faculdades, os advogados recém-formados ainda não estão prontos para exercer a advocacia e, consequentemente, nem para defender as suas prerrogativas profissionais."

O diretor-geral da ESA Sérgio Coelho afirmou que a maior demanda da escola é pelo aprendizado inicial. "O curso de Prática Penal, por exemplo, é muito mais procurado do que os destinados às novas áreas de atuação do Direito, como a de compliance", informou. Sérgio Coelho disse, ainda, que "a integração com o IAB vai permitir que seja alcançado um universo maior de advogados, que, no Estado do Rio de Janeiro, são mais de 200 mil, com formações muito distintas".

___________

Instituto dos Advogados Brasileiros