MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisões que garantiam benefícios a juízes com base em isonomia com MP são cassadas
STF

Decisões que garantiam benefícios a juízes com base em isonomia com MP são cassadas

A 2ª turma do STF também decidiu sobrestar os processos nas instâncias de origem, até que o plenário julgue a questão da isonomia entre as carreiras da magistratura e do parquet.

Da Redação

sábado, 18 de agosto de 2018

Atualizado às 09:59

A 2ª turma do STF deu provimento a agravos regimentais em nove reclamações em que a União questiona a concessão de benefícios a magistrados com base na isonomia constitucional com o Ministério Público. Com fundamento na súmula vinculante nº 37, os ministros cassaram as decisões proferidas pela Justiça Federal e determinaram a interrupção do pagamento dos benefícios.

t

Também de acordo com a decisão do colegiado, os processos devem ser sobrestados nas instâncias de origem, até que o Plenário do STF julgue a questão da isonomia entre as carreiras da magistratura e do parquet. O tema é objeto de dois recursos extraordinários com repercussão geral reconhecida - RE 1.059.466 (concessão de licença-prêmio ou indenização por sua não fruição) e RE 968.646 (equiparação do valor das diárias) - e de ADIn 4.822 na qual a OAB questiona a resolução 133/11 do CNJ e a resolução 311/11 do TJ/PE, que tratam do recebimento de auxílio-alimentação por magistrados.

As ações objeto das RCLs devem ficar sobrestadas até que haja decisão nesses processos, o que vier primeiro. Após o STF fixar tese sobre a tema, os juízos de origem deverão julgar novamente a causa, aplicando como parâmetro o entendimento da Corte.

Os benefícios são os seguintes: concessão de licença-prêmio (Rcls 27.860, 27.939, 28.098, 28.695, 28.698, 28.766, 28.832), concessão de ajuda de custo em razão de nomeação e de posse no cargo de juiz do Trabalho substituto (Rcl 26.468), pagamento de diárias (Rcls 28.574 e 28.767) e conversão do terço de férias em abono pecuniário (Rcl 29.006). Nove processos são de relatoria do ministro Toffoli, e dois do ministro Lewandowski.

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...