MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRE mantém multa a Mercadante e PT

TRE mantém multa a Mercadante e PT

Da Redação

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Atualizado às 07:51

 

Propaganda antecipada

 

TRE mantém multa a Mercadante e PT

 

Em sessão plenária realizada hoje, o TRE manteve a multa aplicada pelo juiz auxiliar, Vallim Bellocchi, ao candidato a governador, Aloizio Mercadante, e ao Diretório Estadual de São Paulo do PT, em R$ 21.282,00 cada um, por prática de propaganda antecipada.

 

De acordo com a decisão, a propaganda partidária, veiculada em rádio e TV, no primeiro semestre, destacou o cargo pretendido por Mercadante e suas qualidades como futuro governante do Estado.

 

Segundo o art. 45, incisos I a III da lei 9.096/95 (clique aqui), a propaganda partidária deve se limitar a "difundir os programas partidários, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com este relacionados e das atividades congressuais do partido e a divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários". Já a propaganda eleitoral em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa em 15 de agosto.

 

Cabe recurso ao TSE.

 

Apolinário também tem multa mantida

 

A corte decidiu, ainda, pela manutenção da multa de R$ 21.282,00 aplicada pelo juiz auxiliar James Siano ao candidato a governador, Carlos Alberto Eugênio Apolinário, por propaganda antecipada. Durante propaganda partidária veiculada em rádio, no dia 8 de maio, foram transmitidas mensagens que caracterizaram propaganda eleitoral de Apolinário, ao afirmar que "Juntos, eu, você e o PDT vamos governar São Paulo". A propaganda eleitoral em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa em 15 de agosto.

 

Cabe recurso ao TSE.

 

PP perde tempo em inserções

 

Na mesma sessão, o Partido Progressista (PP) teve dois minutos do tempo de propaganda partidária cassados em duas representações por violação à legislação eleitoral.

 

As representações julgadas se referiam a inserções estaduais de rádio em 19 de junho e, de rádio e TV, em 18 de junho. Nos programas, houve enaltecimento do candidato a deputado federal, Beto Mansur, configurando promoção pessoal. A perda do tempo deverá ocorrer em 2007, próximo semestre em que haverá inserções desse tipo de propaganda.

 

Cabe recurso ao TSE.

____________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...