MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP comemora hoje o dia do advogado e faz pré-lançamento do Projeto "OAB Vai à Faculdade"

OAB/SP comemora hoje o dia do advogado e faz pré-lançamento do Projeto "OAB Vai à Faculdade"

Da Redação

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Atualizado às 08:06

 

"Lágrima"

 

OAB/SP comemora hoje o dia do advogado e faz pré-lançamento do Projeto "OAB Vai à Faculdade"

 

Para comemorar o Dia do Advogado hoje (11/8), as emissoras de TV de todo o Estado de São Paulo veiculam, graciosamente, filme institucional da OAB/SP, no qual a figura da justiça é o destaque central, a ressaltar que sem advogado, não há justiça. Na simbologia, a deusa Têmis tem os olhos vendados porque as leis devem ser iguais para todos. No filme, o símbolo maior da Justiça chora diante de tantas violações às prerrogativas dos advogados, que asseguram os direitos do cidadão. Ao final, fica a mensagem da OAB/SP: "A valorização do Advogado é nossa maior causa". Produzido pela agência Agnelo Pacheco, o filme de 30 segundos tem direção de Stella Rizzo, e ganhou o título de "Lágrima".

 

Às 12h, no Mosteiro de São Bento, a OAB/SP realiza Culto Ecumênico em Ação de Graças, do qual  participam  líderes religiosos, como o rabino Henri Isac Sobel, presidente da Congregação Israelita Paulista; a reverenda Cláudia Maria da Silva Nascimento da Catedral Metodista de São Paulo; dom João Evangelista Kovas, do Mosteiro de São Bento; e a monja Isshin da Comunidade Zen Budista.

 

Por ser São Paulo o Estado com mais cursos de Direito, 222 do total de 1004, às 19h30, dentro da Semana Jurídica - 2006 da Faculdade de Direito da FMU (Rua Iguatemi, 306), o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, vai fazer o pré-lançamento do Projeto " OAB/SP Vai à Faculdade", além de ministrar a  palestra " O Papel Social do Advogado e o Futuro da Profissão". Estudo da OAB/SP detectou três grandes problemas na grade curricular dos estudantes de Direito, sendo que principal é a ausência  da disciplina de ética  na maioria dos programas das faculdades. "O advogado é artífice da defesa e da realização de direitos fundamentais dos cidadãos. Para cumprir a lei e ser eficaz em sua missão, esse profissional deve exercer seu múnus público balizado pela ética. Por isso, existe uma fiscalização séria em torno dos atos dos advogados. O Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional tem punido de maneira rigorosa os advogados cuja conduta fere a dignidade da profissão. O estudante precisa conhecer a importância da ética no exercício profissional", afirma D'Urso.

 

Para o presidente da OAB/SP, as prerrogativas profissionais também não constam das grades curriculares e são importantíssimas. "Se o advogado não conhece seus direitos, não pode defender os direitos dos cidadãos. Prerrogativas profissionais não são privilégios, mas conjunto de direitos estabelecidos em lei para o pleno exercício da advocacia que, por sua vez, garante os direitos da cidadania. Os futuros juízes, os promotores e os delegados de Polícia também precisam conhecê-las", explica D'Urso.

 

D'Urso também considera fundamental esclarecer aos estudantes de Direitos sobre o Exame de Ordem, cujo índice de aprovação está reduzido a menos de 20% dos inscritos. "Nossa prova é criteriosa, mas não elaborada para reprovar. Na verdade, os concursos para a magistratura e Ministério Público reprovam muito mais. Sem dúvida, a má qualidade do ensino jurídico se reflete diretamente no índice de reprovação de inscritos nos exames da OAB, que apenas afere se o bacharel reúne condições profissionais mínimas para atuar, uma vez que terá em suas mãos os bens maiores do seu cliente:  a liberdade, o patrimônio, a honra. Esse debate, alertará os estudantes para as deficiências de suas faculdades", afirma o presidente da OAB/SP.

_____________