MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pesquisa do BTG Pactual mostra diferença de 7% entre Lula e Bolsonaro nas intenções de voto
Eleições 2018

Pesquisa do BTG Pactual mostra diferença de 7% entre Lula e Bolsonaro nas intenções de voto

Em pesquisas estimuladas, diferença é de 13% entre candidatos; Bolsonaro lidera em cenário sem ex-presidente.

Da Redação

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Atualizado às 08:48

Lula lidera em todos os cenários nos quais é apontado como candidato às eleições deste ano. É o que aponta a pesquisa de intenção de votos BTG Pactual, produzida pelo instituto FSB Pesquisa e divulgada nesta segunda-feira, 27.

O levantamento também mostra que, em cenário sem o ex-presidente como candidato, o deputado Federal Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto.

Confira a íntegra da pesquisa.

t

Ao todo, a pesquisa mostra um cenário de intenção de voto espontânea - quando a pergunta é feita sem apresentar os candidatos ao eleitor - e dois cenários de intenção de voto estimulada - quando são apresentados os candidatos ao participante da pesquisa.

No cenário espontâneo, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto, com 26%. O candidato Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar na pesquisa, com 19% das intenções de voto. Neste cenário, 23% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar e 15% disseram que não votarão em ninguém.

No primeiro cenário estimulado, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto, com 35%. Jair Bolsonaro se encontra em segundo lugar, com 22% das intenções. Neste cenário, 9% dos eleitores afirmaram que não votarão em nenhum dos candidatos concorrentes ao pleito, enquanto 3% disseram não saber em quem votar.

t

No segundo cenário estimulado, sem Lula como candidato, Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto, com 24%. A candidata Marina Silva aparece em segundo, com 15% das intenções de voto. Neste cenário, 18% dos eleitores disseram que não votarão em ninguém, votos brancos e nulos somaram 5%, e 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

t

Além das intenções de voto, a pesquisa também apresenta dados como rejeição e desconhecimento em relação aos candidatos, além de mostrar intenção de comparecimento às urnas por parte dos eleitores.