MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Barroso suspende ordem de retirada do ar de imagens de réus no massacre do Carandiru
STF

Barroso suspende ordem de retirada do ar de imagens de réus no massacre do Carandiru

Ministro entendeu que acórdão do TJ/SP constitui censura prévia.

Da Redação

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Atualizado às 09:12

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deferiu tutela provisória para suspender os efeitos de acórdão do TJ/SP que obrigava o UOL, a Rede Globo e a Rede TV a retirarem do ar e se absterem de divulgar imagens de policiais que são réus em ação criminal relacionada ao massacre do Carandiru.

t

Os policiais ajuizaram ação contra o UOL, a Rede Globo e a Rede TV pedindo para que as empresas se abstivessem de veicular reportagens - que noticiavam a leitura de sentença na ação penal - nas quais eles apareciam, mas não tinham seus nomes citados. Os agentes sustentaram que o compartilhamento da reportagem é ilícito, já que, na ação criminal, houve decretação de sigilo a respeito de suas qualificações.

Em 1º grau, o pedido de liminar foi indeferido. Ao julgar recurso, a 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou que os veículos retirassem as imagens do ar.

Em reclamação ajuizada no STF, o site de notícias UOL alegou que a decisão do TJ/SP é uma "censura tanto ao vídeo jornalístico já publicado quanto a outros conteúdos que vierem a ser publicados, restringindo evidentemente de forma inconstitucional o livre exercício da atividade de imprensa e comunicação". O UOL afirmou ainda que a ordem impõe ao site o dever de agir como censor de futuras matérias jornalísticas veiculadas em sua plataforma.

Reclamação

Ao analisar reclamação no STF, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, entendeu que, ao determinar a remoção das imagens dos agentes públicos réus, durante a leitura de sentença de julgamento público, e de outros conteúdos que possam vinculá-los ao massacre do Carandiru, o TJ/SP afastou entendimento aplicado pelo STF em ADPF na qual a Corte tornou excepcional qualquer tipo de intervenção estatal na divulgação de notícias e de opiniões.

O relator destacou que, por ser uma pré-condição para o exercício esclarecido dos demais direitos e garantias e do adequado funcionamento do processo democrático, "a liberdade de expressão é de extrema relevância para a ordem constitucional".

Barroso afirmou que, no caso dos autos, não há dúvida de que a notícia retrata fatos verdadeiros, que ocorreram em sessão de leitura de sentença ocorrida em local público.

O ministro ressaltou a existência de interesse público e jornalístico na cobertura do caso que alcançou grande repercussão e envolveu atuação direta do Poder Público, o que, inclusive, foi reconhecido pelo próprio TJ/SP.

Ao entender que a decisão do TJ/SP constitui censura prévia, já que restringiu, de forma desproporcional, as liberdades de expressão, Barroso deferiu liminar para suspender o acórdão que obrigou o UOL a retirar o conteúdo do ar.

"Com isso, não se está a menosprezar a honra e a imagem de eventuais ofendidos, mas a afirmar que esses bens jurídicos devem ser tutelados, se for o caso, com o uso de outros instrumentos de controle que não importem restrições imediatas à livre circulação de ideias, como a responsabilização civil ou penal e o direito de resposta."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas