MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gato "Rubinho" pode circular por galeria de Copacabana sem dono levar multa
Liminar

Gato "Rubinho" pode circular por galeria de Copacabana sem dono levar multa

O Conselho da galeria proibiu o gatinho de circular pelos corredores do estabelecimento.

Da Redação

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Atualizado às 08:41

A juíza de Direito Marcia Correia Hollanda, da 47ª vara Cível do Rio de Janeiro, deferiu liminar e determinou que a administração de uma galeria de Copacabana deixe de aplicar multa ao dono do gato "Rubinho", que costumava passear livremente pelos corredores da galeria. Na decisão, a juíza concluiu que não há na convenção do condomínio qualquer vedação à circulação de animais domésticos.

t

O dono de uma das lojas da galeria, que adotou Rubinho em 2010, recebeu da administração local do condomínio uma notificação proibindo a circulação do animal nas áreas comuns. A notificação fez com que os clientes elaborassem um abaixo-assinado com milhares de assinaturas contra a proibição.

Diante da situação, o dono de Rubinho ajuizou ação contra o conselho do condomínio alegando que o gato estava acostumado a passear pela galeria, e, por conta da proibição, foi obrigado ficar o dia todo preso, causando um grande estresse no bichinho.

Ao deferir a liminar, a juíza Marcia Correia Hollanda classificou como abusiva a imposição da multa referida na notificação, uma vez que não consta na convenção do condomínio qualquer vedação à circulação de animais domésticos.

A magistrada também verificou os documentos veterinários, que relatavam o sofrimento do animal "que, durante anos, circulou livremente pela galeria sem aparentemente criar embaraços a terceiros, mas está, atualmente, restrito a um pequeno espaço por força da ordem emanada pelo réu".

Assim, deferiu a tutela de urgência para que Rubinho possa voltar a circular na galeria sem seu dono levar multa. Quem pode ser multado agora é o conselho de administração do condomínio, caso descumpra a ordem da magistrada.

Veja a decisão.

 

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...